No marketing digital, você ouve muito sobre mudanças nos algoritmos do Google, trackers, CRO (otimização para conversão), ROI (retorno sobre investimento), SEO (otimização para sites de busca), ranking de páginas e outras palavras-chave.
O problema é que a maioria dos “especialistas” utilizam uma linguagem que muitas vezes são técnicas e estratégias complicadas para implantar em uma rotina do dia a dia. Se você não compreende ou não consegue executar o que dizem, na verdade você estará perdendo seu tempo ouvindo.
Mas o que importa mesmo é conversão, ou seja, quando alguém visitar sua página essa pessoa executar uma ação desejada (comprar algo, se inscrever, se cadastrar, etc…). O número de visitantes vs o número de conversões = sua taxa de conversão. Esse é um dos principais indicadores para o seu negócio.
O que muitas pessoas nos pedem é um tipo de guia que explique, em português simples e prático, ações para aumentar suas taxas de conversão.
Então aqui está. Um guia completo com diversos tópicos apresentando de forma prática o que você pode começar a fazer hoje para melhorar as taxas de conversão das suas ações de marketing digital.
101 dicas Aumentar suas de Taxas de Conversão para Usar Agora
Aqui estão 101 coisas que você pode fazer agora para melhorar sua taxa de conversão e estabelecer uma sólida reputação para sua marca, produtos e / ou serviços.
- Responda às perguntas: utilize tutoriais e conteúdo no seu blog
- Não basta dizer a eles o que você pode fazer: prove com estatísticas, estudos de caso e depoimentos.
- Guie-os: a navegação fácil leva seu público ao local exato de que precisam.
- Diga a eles o que fazer: A frase de chamariz correta torna seu “próximo passo” óbvio.
- Use pixels de remarketing: eles são gratuitos no Google e no Facebook.
- Alterne para o conteúdo de vídeo episódico: você pode atirar neles no seu smartphone.
- Acelere as coisas: comece com Google AMP, Google PageSpeed Insights e Facebook Instant Articles
- Seja útil: se eles sentirem que ganharam visitando seu site, voltarão com cartões de crédito.
- Ofereça brindes: coisas como infográficos, e-books ou cupons de desconto.
- Alveje seus banners: a especificidade da segmentação por público-alvo melhora a qualidade dos visitantes. Se eles encontrarem exatamente o que querem, comprarão.
Use o Analytics de Forma Eficiente
- Desacelere: eles não precisam comprar na hora, mas peça para que eles façam algo. Baixe, compartilhe, siga, deixe seu e-mail, algo. #MicroConversion
- O teste A/B funciona e não custa muito: experimente o Google Optimize para testes de divisão gratuitos.
- Use a análise de acessos e aprenda com esses dados: rastreie tudo! (O plugin do Google Analytics URL Builder tornará isso mais fácil!)
- Dê a eles uma razão: eles precisam saber qual é a vantagem de comprar de você.
- Vá por partes: ajuste um elemento da página de cada vez, revise os resultados antes de testar outro elemento.
- Use um chatbot: o envolvimento ativo melhora a conversão.
- Mude o seu carrinho de compras: você deseja que seja rápido, seguro, integrado e fácil de usar.
- Crie páginas de destino separadas para o tráfego do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest ou mecanismo de pesquisa e personalize as mensagens.
- Verifique se tudo está funcionando: links, formulários de contato, botões de mídia social, etc.
- Liste várias maneiras de entrar em contato com você: números de telefone, e-mails, bate-papo ao vivo, aplicativos de mensagens etc.
- Pense no layout para o celular primeiro: é a fonte de metade do seu tráfego (ou mais).
- Teste sua página de vendas em diferentes navegadores: A compatibilidade é crucial.
- Diferentes sistemas operacionais para smartphones – Windows, iOs, Android
- Dê antes de receber: ofereça valor antes de solicitar detalhes de contato.
- Personalize: um pequeno questionário pode avaliar as necessidades de compra do seu leitor.
- Avalie sua concorrência: O que eles estão fazendo e você não?
- Acompanhe o desempenho das palavras-chave e ajuste de acordo.
- Ganhe a confiança: faça o upload de um vídeo de apresentação mostrando seu rosto e sua voz. Isso ajuda.
- Resolva problemas: diga a eles o que há de errado e como você pode corrigir.
- Escreva títulos claros e eficazes.
Avalie suas Páginas de Destino/Vendas
- Deixe clean: remova os elementos que distraem a página.
- Use formulários em pop-ups: eles incentivam os leitores a “responder” e oferecem uma recompensa instantânea.
- Use mapas de calor: eles mostram qual parte da página recebe mais atenção.
- Grave a página: você verá como e onde os leitores ignoram ou clicam.
- Utilize efeitos com “passar do mouse”: aumenta a interação e a velocidade de carregamento.
- Inclua “indicadores de confiança”, como prêmios, parceiros, clientes e certificados de conformidade.
- Escreva com ganchos: Introdução tem um gancho para chamadas, que tem um gancho para tópicos e resumos finais.
- Utilize “test drives” e testes gratuitos, quando aplicável.
- Enfatize os benefícios sobre os recursos. Mostre a eles o o retorno que terão com isso.
- Mire nas emoções com imagens sugestivas. Gatinhos são bons :-).
- Se você divulgar o seu preço, seja transparente. Sem taxas adicionais ou cobranças ocultas.
- Ofereça pacotes de produtos. “Entrega de R$ 10 + R$ 5” custa menos de “R$ 15 com frete grátis”.
- Venda no início, caso rolem a página para baixo.
- Faça um mapa de seu caminho, oferecendo uma jornada com um passo a passo simples para o comprador.
- Trabalhe com um redator profissional.
- E também um designer profissional para ficar bonito.
- E um desenvolvedor profissional para manter tudo funcional.
- Trace o perfil do seu comprador ideal e fale diretamente com ele.
- Use um formulário de contato – muitos internautas preferem.
- Introduza um senso de escasses (enquanto durar o estoque!).
- A urgência também funciona. (Acaba em apenas cinco dias!) Adicione um contador regressivo.
Mantenha seus Visitantes Presentes
- Seja claro (e destaque isso) sobre cancelamentos, devoluções e reembolsos.
- Sempre ofereça um número de rastreamento e assistência de vendas 24 horas.
- Use carrinhos flutuantes que seguem os leitores de uma página para outra.
- Faça perguntas. Reduz sua taxa de rejeição.
- Use ferramentas como Serpstat para formular perguntas de vendas atraente.
- Ser conciso. Palavras floridas não dizem aos compradores o que você quer que eles façam.
- Maximize os links internos. Ele faz diminuir sua taxa de rejeição.
- Publique artigos em outros sites de forma estratégica para criar tráfego direcionado.
- Alterne das estratégias de mídia social enviadas para as recebidas. Conduza clientes da sua mídia social para o seu site.
- Use ferramentas de inclusão – software de conversão de texto em fala, legendas, modelos diversos.
- Conte histórias relevantes e vincule-as ao seu discurso de vendas.
- Inclua um link para pessoa sair da sua lista de email.
- Estude seu público e fale a língua deles.
- Gamify seu processo de compra. Pontos de fidelidade são bons. Crachás são melhores.
- Reconheça os visitantes que retornam.
- Defina os objetivos de seus clientes. Eles nem sempre sabem o que querem.
- Teste sua experiência do usuário – isso pode estar deixando alguns compradores de fora.
- Localize seu leitor usando dados de GPS / IP e construa gatilhos específicos para o local de acesso.
- Mude o seu servidor de hospedagem para garantir uma estrutura que de uptime e velocidade ao site.
Foco na Otimização
- Comprima as imagens e efeitos para aumentar a velocidade de carregamento. 100kb no máximo!
- Evite scripts externos de com armazenamento de dados remotamente. Se mudar, você está preso.
- Coloque em cache se puder.
- Torne seu site de vendas interativo. Isso aumenta a retenção da página.
- Evite utilizar “click baits”. Não vale a sua reputação.
- Para as mídias sociais, prefira o engajamento ao invés de likes e seguidores.
- Execute um teste de cinco segundos para ver o que os leitores lembram … depois ajuste de acordo.
- Crie páginas de destino diferentes para diferentes metas de conversão. Um padrão não serve para todos.
- Cadastre o número de telefone / e-mail deles trocando por um presente (como um relatório gratuito) por um cadastro.
- Ofereça cursos / produtos / serviços on-line gratuitos e use-os para fazer upsell.
- Crie um caminho de conteúdo para mantê-los em seu site por mais tempo. Link para artigos semelhantes.
- Para visitantes iniciantes, crie uma lista “Comece aqui” de conteúdo essencial.
- Combine técnicas de geração de tráfego pago e orgânico .
- Crie uma biblioteca de conteúdo que exalte todos os seus conhecimentos.
- Facilite o cadastro de leads e aumente sua lista de endereços.
- Analise postagens de conteúdo e melhore seus melhores desempenhos (através de anúncios pagos).
- Insira formulários de lead personalizados em cada uma dessas postagens com melhor desempenho.
- Ofereça aos visitantes um tapete de boas-vindas digital e uma caixa de presente virtual.
- Verifique o conteúdo que melhor converte e crie mais artigos do mesmo tema ou relacionados.
- Aprenda e aplique a psicologia da cor (e da fonte).
Revenda e Reutilização
- Atualize o conteúdo atemporal. Não re-publique. Ajuste ele primeiro.
- Faça uma auditoria no seu conteúdo e ajuste. “5 dicas para ganhar mais amigos no Facebook” é mais eficaz do que “Como ter sucesso no Facebook”.
- Segmente seu público e desenvolva estratégias distintas para cada conjunto.
- Oferecer serviço sincero, não manipulação de marketing.
- Crie um pacote freemium.
- Inclua pop-ups por gatilhos e pop-ups de saída.
- Avalie e ajuste seus gastos promocionais.
- Escreva como uma pessoa, para pessoas e alcance pessoas.
- Respeite a privacidade do cliente – e diga a eles que você faz isso.
- Use um processador de pagamento confiável.
- Apresente seus CTA’s em forma de botão e verifique se eles funcionam.
Conclusão
Lembre-se de que toneladas de tráfego da Web não garantem vendas automaticamente.
Se você deseja melhorar suas taxas de conversão, peça às pessoas que permaneçam mais tempo no seu site e convide elas para se envolverem ativamente com elementos específicos.
A integração de mídia social é boa, mas sua abordagem deve ser receptiva. Priorize o fluxo da mídia social para o site, não vice-versa.
Segmente os clientes individualmente e personalize sua experiência. Se eles sentem que você está falando apenas com eles, é provável que eles comprem.