Incentivo a Recomendação de clientes

11-2018 | Funil de Marketing

Recomendação de Clientes: Fazendo o boca a boca trabalhar para você

Trabalhar para receber recomendação de clientes é uma ação realizada, em geral, quando nós já otimizamos os processos anteriores. Isso porque é necessário termo uma base de clientes ativos e satisfeitos com o seu negócio.

Nesse momento começamos a implantar ações que incentivem esses clientes a propagar a marca, produtos e serviços da sua empresa.

Quando o seu cliente recomenda o seu negócio você instantaneamente herda a credibilidade dele junto as pessoas do seu círculo de relacionamento. Isso aumenta significativamente as chances de fechamento de novos negócios.

Crescer Rápido: Recomendação de Clientes

Além de ser uma estratégia extremamente eficiente, as recomendações de clientes em geral é mais assertiva e mais em conta que qualquer outra ação de marketing ou promoção que você possa implantar. Além disso, comprova a satisfação dos seus clientes com a sua empresa.

Entretanto, independente de técnicas e estratégias, o melhor retorno que você pode esperar na otimização do processo de recomendações por clientes é a melhora no seu atendimento ao consumidor. Clientes insatisfeitos não recomendam sua empresa. Então o foco é na melhora do atendimento ao seu cliente.

O que descobrimos após analisar diversos processos em empresas de segmentos diferentes é que quando começamos a atuar na análise do processo de atendimento ao consumidor, grandes oportunidades surgem.

Isso poque grande parte das empresas tratam o atendimento, reclamações e críticas como problemas pontuais. Quando tratamos pontualmente algo dificilmente esse problema e sua solução encontrada são analisadas e incorporadas ao dia a dia da empresa.

Por essa razão, a constante otimização de processos é importante. Isso pode levar a descoberta de novos serviços que podem ser oferecidos, uma diminuição no esforço empregado na venda e entrega do seu produto e/ou serviço. O impacto direto é uma economia de recursos.

Como receber mais recomendações de clientes

Mas nem todos os seus clientes estarão pré dispostos a recomendar a sua empresa espontaneamente. Por essa razão nós desenvolveremos um conjunto de ações que incentivem esses clientes a realizarem recomendações positivas sobre o seu negócio.

As ações a serem implantadas variam de acordo com o perfil de cada empresa. Entretanto sabemos que para receber recomendações de clientes um fator é primordial. Manter-se ativo. Seu cliente tem que lembrar de você.

Em muitas empresas nós vimos relatos de clientes extremamente satisfeitos que recomendaram empresas concorrentes. Isso somente poque quando o assunto surgiu, ele não lembrou da empresa.

Por essa razão, o tratamento das demais etapas de relacionamento com o cliente, como aumentar o alcance da marca por exemplo, são tão importantes.

Mas as ações que podem ser implantadas podem ser mais ativas. Podemos contar com promoções, concursos, política de comunicação entre outras para solicitar, no momento mais adequado, que seu cliente recomende sua empresa ao seu círculo de relacionamento.

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