Entenda por que a auditoria de conteúdo é tão importante

02-2020 | Content Marketing

O gerenciamento de conteúdo nunca é um processo único, portanto um plano de revitalização é simplesmente uma boa estratégia de SEO. É nesse momento que a auditoria de conteúdo se torna importante.

Um erro comum quando se trata de desenvolver e publicar conteúdo em um site nunca é publicar e nunca mais encostar nele. Ter uma estratégia de revitalização de conteúdo para garantir que o conteúdo seja relevante é tão (se não mais) importante do que adicionar novo conteúdo para aumentar o tráfego orgânico.

Se já faz algum tempo desde que as postagens mais antigas do seu site foram atualizadas, talvez seja hora de realizar uma auditoria de conteúdo.

Eu segui esse processo com vários clientes de SEO e ele produziu resultados impressionantes. Um cliente no setor de empregos viu um aumento de 40% no tráfego orgânico e um aumento de 131% nas conclusões de metas em nove meses. Um cliente no espaço educacional observou um aumento de 42% no tráfego orgânico geral e um aumento de 40% na conclusão de metas ao longo de três meses e meio após seguir as etapas abaixo e implementar mudanças com base nas descobertas.

O que é uma Auditoria de Conteúdo SEO?

Uma auditoria de conteúdo SEO é o processo de avaliação do conteúdo existente em seu site para determinar como você pode obter mais e melhor tráfego orgânico de qualidade para cada página. O objetivo da auditoria é identificar quais páginas manter, quais otimizar e quais descartar.

Hoje, vamos restringir nossa auditoria de conteúdo de SEO ao blog simplesmente porque existem algumas peculiaridades que se aplicam apenas a blogs.

Por Que é Necessário fazer uma Auditoria de Conteúdo

Aqui estão alguns motivos pelos quais você precisa auditar seu conteúdo:

Objetivos: o seu conteúdo está atingindo seus objetivos? Você está obtendo algum ROI com o conteúdo que produziu? Você não saberá a menos que avalie o desempenho do seu conteúdo e o acompanhe por meio de auditorias regulares.

Desatualização: seu conteúdo pode ficar desatualizado com o tempo. Conteúdo obsoleto nem sempre é sua culpa. O que era relevante há dois anos pode não ser tão relevante agora. Pelo lado positivo, talvez você só precise adicionar um pouco de tempero para se adaptar aos novos tempos.

Informações erradas: à medida que seu conteúdo envelhece, fatos e dados que antes eram precisos podem se tornar imprecisos. Executar uma auditoria em seu conteúdo regularmente garantirá a precisão de sua postagem e protegerá a reputação de sua marca.

Saiba o que está funcionando: como você saberá que tipo de conteúdo ou qual postagem de blog alcança mais sucesso se nunca voltar a auditar todas as partes do seu conteúdo? Talvez enviar três postagens de blog por semana seja realmente cansativo e não produza nenhum resultado. Você nunca saberá se não fizer uma auditoria de conteúdo para ver quais conteúdos têm melhor desempenho e quais são os piores.

Veja como você pode revisar seu conteúdo em 7 passos:

  1. Crie uma lista de todos os URLs em uma planilha (você pode extrair isso do seu sitemap).
  2. Use o Google Analytics para determinar quantas sessões cada página teve nos últimos seis meses (ou mais, dependendo da quantidade de tráfego que chega ao seu site). Além disso, verifique quantos backlinks cada post possui. Esse processo levará bastante tempo, dependendo da quantidade de conteúdo do seu site, mas as postagens que não possuem backlinks e não geram tráfego provavelmente precisam ser revisadas para fornecer valor de SEO.
  3. Identifique as páginas com “conteúdo específico” que não atendem à intenção de pesquisa de um usuário . Crie essas postagens para fornecer mais informações sobre o tópico.
  4. Identifique as postagens com tópicos duplicados ou semelhantes e determine se elas devem ser combinadas em uma postagem autoritativa mais longa ou se uma deve ser removida completamente.
  5. Identifique postagens com conteúdo desatualizado ou estatísticas mais antigas e atualize para incluir informações mais recentes. Também ajuda a manter uma lista contínua de postagens que precisam ser atualizadas regularmente. Por exemplo, se for um post sobre taxas e imposto sobre o imposto de renda, que podem mudar a cada ano.
  6. Não se esqueça de redirecionar as postagens removidas do site para evitar erros 404 .
  7. Repita esse processo regularmente (anual ou semestralmente) para manter seu conteúdo relevante .

Lembre-se: a revitalização do conteúdo nunca deve ser realizado uma única vez. Trata-se de um processo contínuo e deve estar na sua rotina de trabalho.

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