Como alavancar a Visibilidade do seu Google Meu Negócio

02-2020 | Marketing Local

Sua página comercial é um ativo dinâmico, portanto, priorize suas atualizações para ganhar uma vantagem significativa sobre no mercado e aumentar a sua visibilidade no Google Meu Negócio.

Com que frequência você deve revisar e atualizar sua página do Google Meu Negócio (GMB)?

As páginas GMB podem exigir muito tempo e esforço para monitorar – assim como sua loja física, site, página no Facebook e qualquer outro lugar onde as pessoas interajam com seus negócios online e offline. E com o Google, o primeiro lugar que a maioria dos clientes agora vê informações sobre sua empresa, revise e atualize sua página GMB com frequência.

Mas o que é o Google Meu Negócio (GMB)

O Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda os proprietários de empresas a gerenciar sua presença online por meio do mecanismo de pesquisa e seu crescente portfólio de utilitários.

Profissionais de SEO experientes usam listagens do GMB para alavancar uma estratégia baseada em localização

Criar um perfil do GMB é o primeiro passo para o sucesso da pesquisa local.

E por um bom motivo.

O GMB oferece o maior impacto para marcas que buscam exposição local. Por local eu quero dizer geograficamente falando. Sua cidade ou região.

Um recurso como a Pesquisa local do Google reforça a necessidade de um perfil no GMB para empresas novas e estabelecidas.

A pesquisa fornece uma lista de empresas próximas e muitas informações necessárias para encontrar uma empresa específica, como:

  • Endereço profissional.
  • Horário comercial.
  • Categoria.
  • Avaliações.

O Knowledge Graph do Google também utiliza informações verificadas do Google Meu Negócio.

Knowledge Graph Aumente sua Visibilidade no GMB

Ele ajuda a gerar detalhes para banco de dados do Google sobre empresas e entidades relacionadas que são relevantes para pesquisas específicas.

Depois que um novo perfil é criado no GMB, um local do Google Maps é gerado, o que auxilia no aumento da sua visibilidade no Google Meu Negócio.

Noções Básicas do Google Meu Negócio

Em primeiro lugar: Sim, o uso do Google Meu Negócio é gratuito.

E, não, um perfil do GMB não substitui o site da sua empresa.

O Google Meu Negócio complementa os sites já existentes de uma empresa, dando a ela uma identidade pública e presença com uma listagem no Google.

As informações fornecidas sobre uma empresa por meio do Google Meu Negócio podem aparecer na Pesquisa Google e no Google Maps.

Qualquer plataforma de terceiros que utilize a API do Google Maps também mostrará seu perfil do Google Meu Negócio, independentemente do tipo de dispositivo usado para pesquisar.

Se você já usou algumas ferramentas do Google para complementar sua empresa (Google+, por exemplo), ou sua empresa já está em operação há algum tempo, é provável que ela já esteja listada no Google Meu Negócio.

O Google Places para empresas e o painel de páginas do Google+ eram as melhores maneiras de gerenciar suas informações comerciais anteriormente.

Ambos foram atualizados automaticamente para a plataforma universal do Google, o Google Meu Negócio.

4 Razões pelas quais Você Precisa Atualizar seu Perfil no GMB

Para usuários comuns, uma página GMB é um destino para aprender mais sobre uma empresa, encontrar orientações, postar opiniões sobre a empresa e contribuir com conteúdo, como fotos de um estabelecimento. Para o próprio negócio, a página GMB é um ativo dinâmico. Nos últimos dias, fomos lembrados dessa realidade.

Por exemplo, o Google possibilitou que os hotéis adicionassem serviços e comodidades a suas páginas GMB, que as pessoas possam visualizar na pesquisa do Google e no Google Maps.

Como qualquer ativo, sua página do GMB exige muita atenção e cuidado. As empresas que monitoram e atualizam suas páginas GMB têm uma vantagem distinta sobre as que não o fazem. Aqui estão algumas razões do porquê.

Aumente a sua Visibilidade no Google Meu Negócio

Já dissemos isso antes, mas vamos rever essa informação: sua página GMB é o fator mais importante de influência junto ao público de uma área geográfica quando as pessoas fazem pesquisas, de acordo com Moz. Ser encontrado, no entanto, não acontece por acaso.

Para serem encontradas, as empresas precisam garantir que seu conteúdo seja otimizado para pesquisa, que seus dados de localização sejam precisos e que publiquem conteúdo visual de impacto , entre outras ações.

Peça por Avaliações no seu Perfil do GMB

Sua página do GMB é uma fonte cada vez mais influente de classificações/avaliações de clientes, como relata um artigo recente do Social Media Today.

As classificações/críticas de clientes afetam sua reputação e também suas classificações de pesquisa. É importante que as empresas monitorem as revisões e respondam a elas. Infelizmente, análises com spam, fora de tópico e falsas ocorrem nas páginas da GMB, o que é mais um motivo para alguém com uma página da GMB estar atento ao monitorar suas páginas para lidar com esse tipo de conteúdo indesejável .

Mantenha-se Atualizado Sobre os Recursos do GMB

O novo recurso para hotéis que citei acima é apenas um exemplo de como o Google atualiza frequentemente o GMB. O Google constantemente modifica o GMB de outras maneiras também.

Por exemplo, as empresas que usam o recurso de mensagens GMB agora podem obter análises , como o tempo médio de resposta às mensagens, oferecendo assim uma maneira de fazer uma verificação de controle de qualidade.

Além disso, as empresas que usam o messenger também têm acesso a um botão de call to action mais visível e potencialmente útil em suas páginas . Esses recursos, é claro, beneficiam apenas os locais que prestam atenção a eles e capitalizam (como ativar o messenger).

Além disso, as principais atualizações afetam não apenas a sua página GMB, mas também todos os locais digitais no Google onde as pessoas o encontram, incluindo o Google Maps.

Você precisa converter clientes em sua página GMB

As empresas precisam aumentar a capacidade de atualizar suas listagens GMB com conteúdo dinâmico, como vendas e eventos especiais. Sua página do GMB atua (ou pelo menos deveria) como um outdoor anunciando novas vendas e ofertas projetadas para atrair clientes.

Deseja aumentar o tráfego da sua venda do Dia das Mães? Lembre-se de informar seus clientes na sua página do GMB.

Então, com que frequência você deve revisar e atualizar sua página?

Veja com que frequência você deve atualizar sua página do GMB

Idealmente, você deve manter o controle diário da sua página . Para ajudar você a se manter atualizado, sugiro que você mantenha uma lista de verificação de ativos essenciais para revisar. A lista de verificação deve abranger dados e conteúdos básicos e essenciais, como:

  • Suas informações básicas de localização (mesmo esses dados são alterados, como quando você cria horários especiais de natal).
  • Atributos, que são informações que podem diferenciá-lo dos concorrentes, como se seu local atende a crianças ou se seus funcionários falam vários idiomas. Eles estão atualizados?
  • Classificações e comentários. Você está respondendo a eles e abordando críticas com spam?
  • Perguntas e Respostas. Você está fornecendo perguntas e respostas de qualidade antes que os usuários respondam com respostas inferiores às ideais?
  • Conteúdo visual. Sua empresa lançou uma nova mercadoria ou um novo item de menu que você deseja destacar, por exemplo?
  • Ofertas. Como observado, você está atualizando seu conteúdo para anunciar vendas e eventos especiais?

A lista acima nós mencionamos somente o básico, é claro. Existem muitas ações que podem ser implementadas e aalimentadas ao longo do tempo. Isso possibilita que você aproveite o máximo retorno possível do Google para o seu negócio local.

Você também pode gostar desses artigos sobre Marketing Local

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.