5 Estratégias Comprovadas para o Você Fazer seu E-Commerce Crescer

03-2020 | Publicidade Online

De atualizações do Facebook a email marketing, você pode fazer seu e-commerce crescer com essas táticas de marketing digital que comprovadamente trazem resultados.

Tentativa e erro é uma maneira cara e ineficiente de aprender. É melhor aprender com os erros e acertos dos outros. Infelizmente nem sempre temos essa oportunidade. Na B612, nós acompanhamos de perto a evolução das plataformas e buscamos novas maneiras de interagir com as pessoas e gerar resultados para os nossos clientes.

Por isso estamos sempre testando e buscando novas alternativas que possam trazer vantagens. Por outro lado, a experiência que temos no mercado nos traz segurança para implantar ações que já sabemos que trazem resultados e permite que possamos navegar por testes de maneira mais assertiva.

Então, para ajudar você que quer aprender com os acertos dos outros, decidimos compartilhar 5 estratégias para e-commerce que já testamos e comprovamos que trazem resultados. Vamos a elas!

1. Crie um Plano de Testes A/B

Para empreendedores de comércio eletrônico, é importante sempre ficar de olho no que está funcionando (e no que não está). Realizar testes A/B é a maneira de fazer isso. A definição de teste A/B do Interactive Advertising Bureau (IAB) é “o processo de identificar um conjunto de ações do usuário em telas e pontos de contato que contribuem de alguma maneira para o resultado desejado e, em seguida, atribuir valor a cada um desses eventos“.

Para dar uma visão geral de como implantar teste A/B à medida que você aumenta seu comércio eletrônico e com isso começar tomar decisões comerciais mais inteligentes, aconselhamos o seguinte:

  • Teste anúncios com mensagens diferentes;
  • Teste também as imagens/vídeos utilizadas em cada anúncio.
  • Acelere o aprendizado utilizando “ad blitz”. (Teste os demais elementos do anúncio em escala, no menor tempo possível, para identificar qual conjunto funciona melhor. Alguns exemplos de elementos são preços, dimensionamento, portabilidade, função etc.)
  • Elimine os com pior performance até eleger um vencedor.
  • De escala ao anúncio vencedor e veja o seu negócio crescer.

2. Alcance o Público-alvo de Forma Inteligente

Um problema que muitos empresários têm é a segmentação. Eles podem ter uma persona de cliente em mente, mas não têm certeza da melhor maneira de alcançá-los. Você pode trabalhar com um conceito de pilares. Estes são quatro de seus exemplos que te darão uma ideia mais clara de onde encontrar seu consumidor-alvo:

  • Quais revistas eles assinam?
  • A quais associações ou grupos eles pertencem?
  • Que celebridades ou figuras influentes eles seguiriam?
  • E quais marcas ou produtos eles estão usando?

Cada item desse representa um pilar, ou um segmento, que você pode atacar. Sabendo da aderência do público-alvo a um produto, marca ou pessoa, fica mais fácil dar um direcionamento a sua campanha, a mensagem transmitida e a criar empatia com esse público.

3. Otimize o Orçamento das suas campanhas

A Otimização de Orçamento (CBO) é uma nova ferramenta no arsenal de publicidade do Facebook. O algoritmo de Inteligência Artificial monitora a segmentação e o desempenho de seus conjuntos de anúncios e aloca seu orçamento para os conjuntos com melhor desempenho com base no objetivo ou pixel aplicado, usando dados em tempo real, de forma automática.

De acordo com o Facebook : “A CBO usa o orçamento da sua campanha e sua estratégia de lances – que podem ser, por exemplo, o menor custo por ação (CPA) ou o maior retorno do investimento em publicidade (ROAS) – para encontrar automática e continuamente as melhores oportunidades ativas de resultados nos seus conjuntos de anúncios. Em seguida, distribuímos o orçamento da sua campanha em tempo real para obter esses resultados“.

Em resumo, se você é novo na plataforma de publicidade no Facebook, essa é uma ótima maneira de entrar no jogo da maneira mais econômica possível, sem ter que administrar suas campanhas de tão de perto.

4. Comece a usar Anúncios do Messenger

A Harvard Business Review realizou um estudo em 2011 sobre geração de leads on-line e descobriu que não responder em menos de cinco minutos a um novo lead diminui suas chances de qualificar eles em impressionantes 400%. No entanto, muitos empreendedores ainda evitam o uso Messenger.

Ao alavancar campanhas no Messenger (como curiosidade, é o aplicativo mais baixado do mundo em 2019) com anúncios e um atendente automático, você poderá fazer um acompanhamento direto e instantâneo de clientes em potencial, aumentando assim seus recursos de conversão e qualificação de leads. Ou você pode apenas usar para capturar rapidamente emails e criar uma lista de contato mais relevante. O que permite executar campanhas de baixo custo e com maior engajamento.

5. Use Email Marketing

Para cada R$1 gasto em email marketing, obtêm-se em média R$38 de retorno de acordo com um estudo da Direct Marketing Association. Para quem é iniciante no marketing por e-mail, pode parecer “muita coisa” no início, mas lembre-se do seguinte: custa mais adquirir novos clientes do que recuperar os existentes. E o email é a maneira mais fácil de recuperar, porque todo o processo pode ser automatizado.

Você pode construir uma jornada de compra completamente automatizada e customizada a cada cliente. Faça isso configurando:

  • E-mails de boas-vindas.
  • E-mails de carrinho abandonado (69,57% dos carrinhos de compras online são abandonados).
  • E-mail de confirmação do pedido e confirmação de envio.
  • E-mails pós-compra (por exemplo, uma mensagem de agradecimento).
  • E-mails de upsell e retenção (por exemplo, vendas cruzadas, solicitações de depoimentos etc.).
  • E outros respondedores automáticos de email.

Para capturar e-mails com mais eficiência, use:

  • Campanhas de geração de leads (por exemplo, “Baixe nosso e-book com 120 receitas italianas”).
  • Testes os assuntos das mensagens para verificar qual oferece maior taxa de abertura (por exemplo, “Que tipo de viajante você é?”).
  • Códigos de desconto (por exemplo, “ganhe 20% de desconto na sua primeira compra”).

Para finalizar, use sempre testes A/B para testar suas mensagens e pilares para segmentar de maneira mais inteligente, utilize o CBOs para ter uma campanha mais assertiva, ative anúncios no messenger para aumentar seu leads e, por favor, pare de deixar dinheiro para trás negligenciando o e-mail marketing. Nós usamos todas essas estratégias de crescimento nas campanhas dos nossos clientes, de forma simultânea, e você também deve usar se quiser levar a sério o crescimento de seus negócios de comércio eletrônico.

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