5 Maneiras de uma Startup Impulsionar seu Crescimento Orgânico

08-2020 | Content Marketing

Uma startup impulsionar seu crescimento orgânico de pode parecer um cenário de Davi e Golias.

Como uma startup, você pode ficar tentado a olhar para os gigantes estabelecidos em seu nicho e acreditar que não tem chance de vencê-los. Eles têm reputação, alcance e orçamento para adquirir e reter clientes.

Mas se a alegoria bíblica não nos ensina mais nada, ela demonstra que um oprimido informado e esclarecido pode derrotar um campeão aparente .

Fácil? Não. Rápido? Não. Mas 100% factível. O que? É possível sim alcançar o crescimento orgânico.

Não importa quem ou onde você esteja, ou o tamanho do orçamento com o qual você precisará trabalhar, um plano sustentável e focado para aumentar organicamente seu público, reputação e base de clientes pode gerar grandes resultados.

Sugestão: O que é Crescimento Orgânico e porque é importante para o seu negócio.

O crescimento orgânico geralmente alcança uma taxa de retorno mais alta para as empresas, mas leva mais tempo para ser alcançado, pois envolve investimentos iniciais em marketing, vendas e atendimento ao cliente.

As estatísticas em preto e branco para startups e novos negócios podem ser um pouco assustadoras à primeira vista:

  • Cerca de dois terços das empresas nunca veem seu décimo aniversário;
  • Aproximadamente 80% das startups não sobrevivem o primeiro ano;
  • As startups apoiadas por investidores têm uma taxa de falhas de 75%

Você precisa mudar a narrativa. Em outras palavras, um terço das novas empresas chega a dez anos, 20% das startups sobrevivem nos primeiros 12 meses e 25% das startups apoiadas por investidores prosperam e veem um retorno do investimento.

Não parece melhor dito assim?

O fracasso faz parte dos negócios, e as razões para isso variam: pesquisa de mercado insuficiente ou falta dela, planejamento insuficiente, capital insuficiente, marketing ruim ou mal orientado, superado, sem demanda, expandindo-se muito rápido e assim por diante.

Você precisa planejar e trabalhar para o sucesso. É preciso acelerar.

No mundo dos negócios do século 21, a tática que nivela o campo de jogo é o crescimento orgânico online. Gere leads , divulgue a conscientização, aumente sua reputação, adquira e retenha clientes e crie defensores da marca.

Como podemos fazer isso? Vamos ver a seguir.

5 exemplos uma Startup Impulsionar seu Crescimento Orgânico nos negócios

1. Invista em uma estratégia de criação de conteúdo a longo prazo.

Não há atalhos, e você precisa se lembrar disso. Empresas de sucesso de qualquer tamanho jogam o jogo longo, entendendo que o crescimento e o lucro podem levar algum tempo.

Em 2020 e mesmo depois disso, o inbound marketing e marketing de conteúdo são estratégias fantásticas que trazem resultados.

Principais pontos de atenção:

  • As postagens mais longas do blog geram 9 vezes mais leads do que as mais curtas;
  • 56% dos profissionais de marketing B2B aumentaram os gastos com marketing de conteúdo no ano passado;
  • O custo por lead diminui em até 80% em apenas cinco meses da mudança para o marketing de conteúdo e gera 4x mais leads por R$ 1.000 gastos em três anos;
  • Os sites comerciais com um blog ativo têm 434% mais páginas indexadas , 97% mais inbound links e 55% mais visitantes do que aqueles sem uma;
  • 93% das empresas sucedidas são extremamente ou muito comprometidas com o marketing de conteúdo , 76% delas o utilizam para gerar leads e 73% o usam para criar lealdade com os clientes.

Dito isto, você não vai destronar o rei com 1-2 postagens no blog. Invista tempo, esforço e todo dinheiro que puder. Crie um plano concreto. Anote e compartilhe com todas as partes interessadas.

  • Diversifique sua produção para além de apenas conteúdo escrito (blogs, ebooks, artigos): 64% dos profissionais de marketing aumentaram seu orçamento em produção de vídeos, webinars e transmissão ao vivo no ano passado.
  • Crie personas detalhadas para os compradores e entregue o conteúdo que eles desejam nos lugares em que passam o tempo online.
  • As empresas de alto crescimento têm duas vezes mais chances de realizar pesquisas e 75% mais chances de ter um nicho bem definido.
  • Crie e compartilhe consistentemente conteúdo útil e valioso de alta qualidade para aumentar organicamente seu público e reputação.

Nada disso é rápido ou fácil, mas você consegue o que deseja. As startups de sucesso não têm medo de trabalho duro.

2. Experimente tendências e estratégias emergentes para vencer os concorrentes estabelecidos.

Não se deixe intimidar pelos grandões. Eles podem ter um público e catálogo impressionantes, mas o sucesso às vezes pode funcionar contra eles. Talvez eles tenham se tornado preguiçosos. Talvez eles não valorizem mais o crescimento. Talvez a retenção não seja o ponto forte deles.

Seja melhor.

Como uma startup, você não pode gastar muito, mas ainda pode superá-los. Você pode inovar, experimentar e pensar fora da caixa de uma maneira que possa ser impossível ou ridiculamente lenta para implementar para eles.

Crie um conteúdo melhor. Visite os blogs das maiores empresas do seu nicho e provavelmente verá os mesmos assuntos, tópicos, categorias e até manchetes. Esse tipo de “eu também” é seguro, mas chato, e você nunca se destacará se seguir o exemplo deles.

Seja diferente.

Identifique o que funciona (uma consulta de pesquisa on-line ou uma ferramenta apropriada pode mostrar instantaneamente), aprimore e expanda . Leve-o em uma direção diferente. Faça um vídeo em vez de um artigo.

Cultive a sua reputação como o perito para o assunto X e leads, clientes e fãs acabarão por vir a você conforme sua reputação cresça.

Seja divertido, envolvente e diferente. Experimente tendências, novos assuntos e emergentes.

Seja melhor.

3. Crie estratégias para o crescimento e execute.

Sucesso e crescimento exigem planejamento. Verifique se você tem uma ideia clara do que deseja fazer – e como realizá-la – com o seu marketing de conteúdo. Tenha uma estratégia de conteúdo melhor e mais focada do que a empresa que está na porta ao lado.

Apenas 39% dos profissionais de marketing têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. Essa é uma oportunidade para você.

Para otimizar o crescimento, construa sua estratégia em torno do conteúdo de pilar e cluster buscando obter melhor SEO, navegação do usuário, backlinks e muito mais.

Conteúdo do Pilar

Uma página ou artigo de pilar é normalmente um guia, postagem ou e-livro abrangente sobre um tópico amplo. É algo que pode ser dividido em vários pedaços menores, como anúncios no Facebook ou como criar lealdade à marca.

Estes pilares: geram muito tráfego, aumentam o tempo no site / página e produzem muitos backlinks e engajamento de qualidade.

Conteúdo de Cluster

Anúncio no Facebook é um grande tópico. Mas dentro do conteúdo principal existem muitos links internos para subtópicos, que levam a novos conteúdos e derivações. Uma coisa puxa a outra.

Esse é o conteúdo do cluster.

Os mecanismos de pesquisa e os visitantes adoram o conteúdo de pilares e clusters, porque é mais fácil para ambos entender um assunto e encontrar o que estão procurando. Essa é uma grande vitória para você.

Conteúdo melhor, mais conveniente e mais detalhado significa mais compartilhamentos, mais links e, finalmente, mais crescimento.

Inclua uma variedade de tópicos e formatos para impedir que seu público se aborreça, como postagens em blogs, vídeos, podcasts, apresentações animadas, ebooks, imagens, gráficos, webinars, infográficos e muito mais.

Crie sua estratégia de conteúdo em torno de pilares e clusters desde o primeiro dia, e você estará preparado para impulsionar um crescimento orgânico enorme.

Sugestão: Qual é a combinação certa entre crescimento orgânico e aquisição?

4. Construa relacionamentos.

Existem literalmente bilhões de pessoas online. Já existem audiências de milhares ou milhões para outras pessoas e precisam constantemente de conteúdo de qualidade para compartilhar com o grupo.

Você pode usar isso para sua vantagem.

Crie relacionamentos mutuamente benéficos com editores e outros criadores de conteúdo em seu setor e nicho. Aproveite esses relacionamentos para que seu conteúdo seja visto por um público amplo e de longo alcance.

Voltando ao meu argumento sobre pensar a longo prazo, essa estratégia não é uma solução rápida. Mas talvez seja a maneira mais poderosa de aumentar o reconhecimento sobre você e sua marca.

Faça uma lista dos motores e agitadores – indivíduos e sites – em seu nicho. Esses são os peixes grandes. Deixe isso de lado por enquanto.

Faça outra lista com os criadores menos conhecidos. Realize uma consulta de pesquisa para a palavra-chave ou tópico do seu último artigo e anote os nomes e sites nos SERPs que você não reconhece.

Faça o mesmo com um serviço como Social Animal ou NinjaOutreach.

Esses são os outros pequenos peixes famintos por aumentar sua audiência – assim como você – e estarão ansiosos para usar seu conteúdo para isso.

Siga e se envolva com eles nas mídias sociais. Deixe um comentário na última postagem do blog. Cumprimente-os por uma conquista recente. Compartilhe as melhores coisas com seu público. Encontre um link quebrado no site deles e informe-os.

Comunicação por email é a melhor maneira de automatizar esse alcance, e a maioria dos provedores permite que você personalize em escala. Não se esqueça de acompanhar se você não receber uma resposta . E depois faça um novo follow up. E de novo.

Estabeleça uma conexão. Dê sem pedir nada em troca.

Quando o relacionamento estiver em andamento, inclua e vincule a eles em seu conteúdo e notifique-os. Eles ficarão felizes em compartilhar. Peça-lhes uma cotação, perguntas e respostas rápidas ou uma entrevista mais longa. Lance uma ideia de postagem.

Ajude-os e eles ajudarão você. Eventualmente, você estará compartilhando o conteúdo um do outro sem ser solicitado.

Depois de estabelecer uma rede de peixes pequenos e médios, você poderá começar a procurar os grandes antes.

5. Use a tecnologia para trabalhar de maneira mais inteligente.

Encontre dicas, ferramentas e serviços para simplificar seu crescimento .

Torne os testes A / B e a otimização da taxa de conversão parte de tudo o que você faz: email, conteúdo, páginas de destino e muito mais. O que não está funcionando pode ser corrigido. O que já está funcionando pode ser melhor.

Evite competir pelas palavras-chave de maior volume e, em vez disso, concentre-se nas de menor volume, mas com maior conversão. Essas palavras-chave de cauda longa são mais fáceis de segmentar e revelam melhor a intenção do pesquisador.

Domine as três dimensões do crescimento orgânico: investir, criar e executar .

Porque no final do dia, Davi venceu Golias, sabendo mais e pensando nisso.

Essa é a pegada.

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