Devo contratar uma agencia de marketing digital para meu pequeno negócio?

11-2019 | Segmentos de Mercado

Essa é uma pergunta recorrente para empresários que estão abrindo um novo negócio ou micro empresários. Faço eu mesmo ou devo contratar uma agência de marketing digital?

E a resposta é: Depende!

Vou tentar ser o mais transparente possível sobre esse ponto porque ele é importante.

Você tem, falando a grosso modo, duas opções para fazer marketing online. O marketing orgânico e a publicidade online, ou marketing pago.

Ambos tem seus prós e contras. Um planejamento completo, geralmente conta com às duas frentes.

Tudo depende de o quanto você está disposto a investir, o retorno que espera obter e o tempo que está disposto a esperar para alcançar esses resultados. Quando falo investir, não estou falando somente de dinheiro, mas tempo e zelo pela sustentabilidade desse resultado.

Marketing Orgânico vs Publicidade Online

O marketing orgânico é baseado na produção de conteúdos e otimizações para aumentar o alcance desse conteúdo de forma orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar para aparecer em uma plataforma. A plataforma aqui pode ser o Google, Facebook, Instagran, Bing, etc…

Já a publicidade online; ou marketing pago; é quando você paga para uma plataforma para que ela exiba o seu conteúdo para um público específico. O conteúdo pode ser algo que você produziu e está no seu portfólio (blog, vídeo, etc…) ou um anúncio de um produto/serviço específico.

As principais diferenças entre os dois; além do investimento óbvio; são o tempo e a sustentabilidade.

No pago, o seu anúncio começa a ser exibido imediatamente e você estará instantaneamente na frente do seu público, começando a gerar resultados. Mas você parou de pagar, as campanhas param e você não vê mais retorno.

Já na estratégia orgânica, você deverá criar um bom volume de conteúdo, otimizar para as plataformas e aguardar o tempo de cada plataforma para que seu conteúdo seja visto. Com o tempo você terá um fluxo de potenciais clientes vindos dessas plataformas que irão gerar um retorno sustentável para o seu negócio. Mas essa é uma estratégia a médio-longo prazo.

Então a resposta “depende” é baseada no que você quer.

Resultado instantâneo, sem colocar dinheiro, não existe. Se você quer resultados imediatos, tem que investir.

Agora, se você está buscando construir o seu negócio para que em alguns anos você não dependa de investimento em publicidade para ter um resultado estável e tem tempo para colocar nesse projeto, então seu caminho é o orgânico.

Quero resultados imediatos, vale a pena fazer publicidade paga?

Se você quer resultados imediatos, a estratégia de publicidade online é a melhor para você. Mas vale a pena?

E é aqui que entra o problema dos novos negócios.

Em geral, quando você está iniciando, não tem um fluxo de caixa maduro o suficiente para sustentar uma estratégia de publicidade paga. Falando de forma simples, você ainda não consegue garantir um orçamento mensal para investir em marketing.

Se é esse o seu caso, investir em publicidade paga na internet não é uma boa opção. Isso porque qualquer furo no orçamento vai fazer com que você pare a campanha. Parando a campanha, param os resultados. Sem resultados você vai ladeira a baixo.

Entendeu o problema?

Para adotar uma estratégia de marketing digital baseada em anúncios, você tem que poder garantir um orçamento de marketing mensal por, no mínimo, 6 meses.

Os resultados começam a vir imediatamente, mas a otimização e estabilidade desses resultados demoram um pouco mais de tempo.

Quanto investir em publicidade online?

Tudo vai depender do seu modelo de negócios. O empresário de um pequeno negócio tem que ser bem cuidadoso com isso.

Qual é o seu ticket médio? Qual é o seu orçamento de marketing? Quantos resultados (clientes ou vendas) são necessários? O custo de conversão suporta o investimento? Qual é a taxa de conversão necessária?

Todas essas são questões que devem ser analisadas com cuidado, tendo como base dados reais.

Um exemplo prático.

Você vende um produto a R$100. Sua margem é de R$30. Se você paga R$2 pelo clique e tem uma taxa de conversão (visitantes vs compra) de 3%, então você precisa de 33 a 35 pessoas visitando sua página para concretizar uma venda. A R$2 o clique, significa que você irá pagar R$70 em publicidade para vender um produto no qual sua margem é R$30. Vale a pena?

Agora, se você oferece um serviço a R$10.000 e sua margem nesse serviço é de 60%; tendo como base o mesmo custo por clique e conversão acima; investir em publicidade online é um grande negócio.

Devo contratar uma agência de marketing digital para cuidar das minhas campanhas online?

Se você chegou a conclusão de que a estratégia de publicidade online é a melhor para você, agora é a hora de decidir quem vai implantar ela? Você ou uma agência?

Novamente, tudo depende de o que você quer e o qual orçamento você tem disponível (e pode garantir).

Existem agências que trabalham com orçamentos bem reduzidos, a partir de R$300 ou R$500. Sinceramente! Quanto tempo você acha que eles irão dedicar ao seu projeto para que o negócio deles (agência) sejam viáveis?

Não me entenda mal. Não é que essa agência não vão fazer o trabalho. Eles vão! Mas vão fazer da forma mais rápida e prática possível. Eles não terão tempo para se aprofundar e compreender seu negócio, seus clientes, tendências, etc… É uma linha de produção.

Com isso você não vai ter um resultado tão bom quanto poderia. E a culpa não é dessas agências. Esse é o modelo de negócios deles e é honesto. Se eles dedicarem mais tempo ao seu projeto, vão ter um custo adicional e esse custo tem que ser repassado ou a conta não fecha.

É responsabilidade sua, o dono do negócio, fazer essa ponderação antes de contratar uma agência. “O que você quer para o seu negócio” deve sempre ser mais importante do que “o quanto posso pagar”.

Se esse é o seu limite de orçamento, meu conselho é: faça você mesmo suas campanhas de marketing digital.

Você vai ter que dedicar um bom tempo para compreender as plataformas, definição de público, formatos de anúncios e tudo mais o que vem no pacote. Será um longo período de aprendizagem, mas quando começar a pegar o jeito, você começará a ter resultados melhores do que se tivesse contratado uma agência de baixo custo.

Agora, se você tem um orçamento de marketing na casa dos R$5.000/mês e pode garantir esse orçamento por um período mínimo de 6 meses, então parta para a contratação de uma agência de marketing digital.

Conhecemos diversas agências que trabalham com um orçamento de R$5.000 oferecendo bons resultados em marketing digital pago.

Provavelmente já será possível um grau de comprometimento maior com seu projeto, com ações mais estratégicas e ajustadas ao seu modelo de negócios. Não é orçamento ideal, mas tendo um custo de conversão bem ajustado é possível ver bons resultados.

E se eu quiser partir para o lado orgânico da força?

A estratégia de marketing orgânica tem como principal foco a confiança.

Em última instância, seu cliente tem que ter confiança de que você consegue cumprir o que propõe para fechar negócio. Sem isso você pode ser o melhor no seu mercado que ainda assim terá resultados de vendas abaixo do esperado.

Mas essa confiança, no marketing orgânico, vai além. Se torna um fator para obter qualquer resultado.

Um exemplo prático. Para aparecer na primeira página do Google no resultado de uma pesquisa, o Google faz uma análise e então te posiciona na primeira página. Ele confia que você vai entregar o melhor conteúdo para o seu cliente (cliente do Google).

Se ele passar a entender que você não está fazendo isso, a confiança é quebrada. E isso será refletido para todas as páginas do seu negócio, não somente para um termo específico.

Já do ponto de vista do cliente, se você está listado na primeira página do Google, ele acredita que o Google já auditou você e que você é uma das melhores empresas para entregar o conteúdo que ele está pesquisando.

Se você simplesmente entregar o que ele está esperando, essa confiança herdada do Google irá ser transferida automaticamente para o processo de decisão de compra.

Ou seja, você está a frente da concorrência porque o seu cliente passa a confiar mais em você já que você é um dos primeiros resultados que aparecem no Google.

Existem empresas que montaram seu negócio inteiro tendo essa premissa como base.

Utilizei o Google como exemplo, mas o mesmo se aplica a qualquer plataforma. Facebook, Instagram, YouTube, etc…

Se você é visto ou recomendado por essas plataformas, você está enviando um sinal para o seu potencial cliente de que as plataformas confiam em você. E se eles estão na plataforma, é porque também confiam nessa plataforma. Sendo assim, uma indicação da plataforma é importante para eles. Essa indicação é herdada e auxilia no processo de decisão de compra.

Como funciona o Marketing Orgânico

Já vimos o que é. Agora vamos ao como funciona.

Uma estratégia de marketing orgânico tem como objetivo posicionar você bem em determinada plataforma, aumentando sua exposição e assim, atrair um grande número de potenciais leads.

Para alcançar esse objetivo obrigatoriamente você terá que produzir um bom volume de conteúdo de qualidade. O conteúdo pode ser vídeo, áudio, imagem, artigos, posts, etc… Já a qualidade é subjetivo, mas como regra geral é algo que atrai e retem a atenção do seu potencial lead.

Ao produzir o conteúdo, ainda é necessário otimizar ele para cada plataforma, visando o maior retorno possível.

Cada plataforma tem o seu algorítimo próprio, que dita o que pode ser relevante para cada perfil de usuário e, com base nisso, recomenda o seu conteúdo a esses usuários.

Como você não paga por essa exposição, acaba ficando a critério de cada plataforma exibir ou não seu conteúdo.

Por isso, o marketing orgânico demanda a produção frequente de conteúdos, sua otimização e diversos testes; até que você consiga encontrar o formato ideal para o seu conteúdo e consiga obter retorno.

Um bom funil de vendas implantado é fundamental. Sem isso você acaba perdendo a objetividade.

Vantagens do Marketing Orgânico

Crescimento Orgânico do seu Negócio

O lado bom é que uma vez que você encontrar a linha a ser seguida, os resultados começam a aparecer naturalmente. Nesse ponto o mais importante passa a ser manter o que está sendo feito.

Lógico, testes ainda devem existir. Mas em uma frequência bem menor, afinal o caminho já foi encontrado.

Já o lado negativo é que, em geral, encontrar esse caminho demora um bom tempo.

Estamos falando em 6 meses para começar a ver algum resultado e algo entre 18 a 30 meses para ter uma consolidação, ou seja, resultados consistentes nos quais seu negócio pode se apoiar para crescer.

Uma vez alcançada a consolidação, você terá uma fonte sustentável de novos negócios a longo prazo. Isso, sem que você tenha que necessariamente realizar grandes investimentos.

Devo contratar uma agência para implantar uma estratégia de marketing orgânico para o meu pequeno negócio?

Nesse caso o dilema sem mantêm. Você tem capacidade de investimento?

Se você for contratar uma agência, terá que investir capital e sustentar esse investimento por um bom período. Isso porque ações de marketing orgânico tem um custo inicial e prazo maiores para começar a gerar resultados.

A grande vantagem do marketing de conteúdo é que, uma vez que começam a gerar resultado, o investimento na sua manutenção é relativamente baixo.

Lógico, você precisará manter a produção de novos conteúdos. Mas aqueles que já foram publicados estão lá gerando resultado. Se a manutenção for bem feita, eles vão permanecer assim por um bom tempo.

Agora, se estiver disposto a fazer sozinho, terá que investir seu tempo. Você está disposto?

Novamente, em geral, pequenos negócios não possuem um fluxo de caixa que permita ter um orçamento viável para implantar uma estratégia de marketing orgânico mais elaborada.

Se você está pensando em ter uma agência produzindo seu conteúdo, disponibilizando ele em múltiplas plataformas e interagindo com o seu público; estamos falando em ter um orçamento a partir de R$20mil por mês.

E esse é um valor para começar algo mais simples. O céu (e a criatividade) é o limite em termos de orçamento para marketing orgânico.

Além de demandar um orçamento maior, também demanda um prazo para retorno mais longo.

Por isso, quando falamos em marketing orgânico para pequenas empresas, que possuem um orçamento mais limitado, o que recomendamos é que elas mesmas desenvolvam suas estratégias de marketing orgânico.

Isso não impede você de terceirizar algumas partes do processo. Mas ainda assim, você deverá ficar a frente de todo o processo e trabalhar efetivamente na sua implantação.

Qual é a conclusão?

Como falamos ao longo de todo esse texto, depende!

Se você tem um bom orçamento para o marketing digital e capacidade de manter esse orçamento por um período, contrate uma agência.

Independente da opção de implementar o marketing orgânico, publicidade online ou os dois, contar com uma agência sempre vai te trazer o benefício da experiência.

A agência de marketing digital vai saber quais são os atalhos para chegar mais rápido ao objetivo que você busca.

Agora, se você tem um orçamento limitado, a recomendação é que você mesmo desenvolva suas ações de marketing digital. Assim você poderá tirar o máximo proveito do seu orçamento, mesmo tendo a frente uma curva de aprendizado.

Mas se você tem um orçamento limitado e não quer desenvolver internamente suas ações de marketing digital, então busque agências que trabalham com orçamentos baixos para o marketing.

Se você decidir seguir esse caminho, o mais importante é alinhar as suas expectativas.

Pense que a agência também é um negócio. E que como todo negócio, ela visa lucro. E o lucro só vem se ela dedicar o tempo adequado ao seu projeto.

Então, seja realista quanto ao valor que você está investindo, a dedicação que você terá por parte da agência para o seu projeto e o retorno efetivo que você pode ter.

No final das contas, não existe mágica. As contas têm que bater. Não espere investir R$500 e obter R$50mil de retorno.

Isso acontece? Sim, pode acontecer uma vez. Mas é improvável que aconteça uma segunda ou terceira vez. E se você não consegue replicar, não é um processo sustentável.

Tenho que reforçar isso. Seja realista!

Se depois de analisar os dados você chegar a conclusão que o retorno esperado é bom para o seu negócio, vá em frente e contrate uma agência que trabalhe com o seu orçamento.

O mais importante em todo o seu processo é que você tenha a convicção de que está tomando a melhor decisão para que o seu pequeno negócio possa prosperar e alcançar os resultados que você quer.

Você também pode gostar desses artigos sobre Segmentos de Mercado