Marketing Digital para Dentistas

06-2018 | Segmentos de Mercado

Lembra aquele tempo do marketing odontológico tradicional… Anúncios em páginas amarelas, propagandas em rádios e outdoors, divulgar em jornais locais — o marketing odontológico tradicional esta lentamente se tornando uma coisa do passado e dando espaço para o marketing digital para dentistas.

Se você perceber que seu consultório está gastando muito de seu orçamento de marketing nas táticas acima, você pode estar jogando dinheiro fora por uma questão de tradição, e perdendo algumas oportunidades reais.

É hora de dizer adeus ao marketing tradicional e dizer olá para o futuro: marketing digital para dentistas!

marketing digital para atrair mais clientes para o consultório odontológico

Hoje, pelo menos, 73% dos consumidores utilizam a Internet para encontrar empresas locais. Mas por que isso importa para você, se você obter resultados de sucesso do marketing tradicional?

Bem… em vez de ouvir os seus anúncios no rádio, as pessoas estão ouvindo os anúncios no Spotify e Pandora.

Em vez de ver o anúncio na televisão, as pessoas estão vendo anúncios no Youtube e Instagram.

Em vez de ver seus anúncios impressos recebidos através do correio, as pessoas estão respondendo e-mails enviados diretamente para a caixa de entrada do seu celular.

O que isso significa? As pessoas não estão vendo seus anúncios porque eles estão procurando por dentistas on-line.

Assim, você pode estar perdendo um monte de oportunidades para atingir seu público-alvo ao optar por meios tradicionais. Marketing digital para dentistas é a forma que o seu consultório odontológico terá sucesso se nos próximos anos.

Neste artigo, vamos aprender os pontos principais do marketing digital para dentistas!

Marketing Digital para Dentistas

Indo direto ao ponto, a meta do marketing é atrair novos pacientes e novas receitas.

Com as estratégias tradicionais de marketing, você aumenta a exposição geral para o seu consultório, mas você pode não ter receitas diretamente associadas com as pessoas que você realmente deseja alcançar. Você pode estar atingindo as massas, mas também é possível que esteja desperdiçando dinheiro com pessoas que não estão ativamente à procura de um consultório de odontologia.

Sobretudo, o sucesso ou o fracasso de marketing tradicional é um pouco difícil de avaliar. O marketing digital permite que você acompanhe os resultados e faça o máximo de cada real que você gasta.

Por que não investir o seu dinheiro em planos de marketing que você sabe que vai funcionar? Não desperdice dinheiro em marketing que você não pode controlar. É importante saber onde o seu dinheiro está sendo gasto e o retorno que está gerando!

estratégias de marketing digital que trazem retorno

Uma vantagem da publicidade digital, especificamente com o Google, por exemplo, é que a parte demográfica do Google Analytics ajuda você medir significativo de variáveis como a demografia da audiência, impressões, cliques, custo por conversão e muitas outras tendências através de um período de tempo.

Esta informação pode ser útil quando você começa a formular seu plano de marketing odontológico, para entender o que funciona e o que não. O marketing tradicional tem suas vantagens nas fases iniciais de seus esforços de marketing, mas se você quiser estratégias fortemente ligada a aquisição de novos pacientes e a receita, o marketing digital odontológico é a melhor opção!

Publicidade Digital Paga

O marketing digital para os dentistas pode ser divididos em três categorias de PPC: pesquisa, sociais e de display.

PPC significa “pay-per-click” ou, em português, pague-por-clique. Os anúncios PPC permitem que você use plataformas de publicidade para colocar seu conteúdo na frente de potenciais pacientes. Claro, você tem que pagar por isso, mas se você fizer isso direito, ele pode ser uma ótima maneira de aumentar a audiência do seu consultório.

Os anúncios PPC são uma oportunidade incrível de dar visibilidade, especificamente para pacientes que não tiveram contato com seu consultório antes.

O PPC uma das táticas de marketing digital para dentistas que oferece resultados mais rápidos.

Quando você está criando uma campanha PPC, você está no controle da mensagem que quer transmitir e você pode acompanhar todos os resultados de suas campanhas publicitárias. Não precisa pensar muito para entender as vantagens da publicidade online afinal, por que não colocar seu dinheiro onde os resultados estão?

Então, se você estiver querendo anunciar serviços específicos, tais como implantes dentários, clareamento dos dentes ou reparos odontológicos, criar um anúncio consistente e direto, é a chave para uma execução bem sucedida de campanha.

Para saber mais sobre anúncios PPC e como configurar uma campanha de sucesso de acompanhe nosso blog.

Anúncios nos Resultados de Pesquisa

Anúncios nos resultados de pesquisa, também conhecida como pesquisa paga e search engine marketing (SEM), são anúncios on-line que aparecem nos resultados do mecanismo de pesquisa em plataformas como o Google AdWords ou o Bing Ads.

Assim, sempre que uma pessoa usa um importante mecanismo de pesquisa para procurar um determinado serviço, frase ou de um produto, o anúncio nos resultados de pesquisa são aqueles que serão exibidos nas principais áreas de pesquisa do Google ou Bing.

Por exemplo, se eu quisesse procurar: “dentista são paulo” no Google este seria o meu resultado:

resultado de anúncios pagos no google para dentistas em são paulo

Essa mesma pesquisa iria me retornar no Bing:

Resultado de Pesquisa de Anúncios pago no Bing por dentistas em são paulo

Como você pode ver com as setas vermelhas, anúncios pagos no resultado de pesquisa é focado exclusivamente em resultados com base na intenção! Você está no mercado com a intenção de ter potenciais pacientes ou compartilhar conteúdos, serviços ou produtos com eles.

Assim, no exemplo acima, a minha necessidade de alívio da dor de dente pode ser facilmente identificada e relacionada aos produtos ou serviços que os consultórios pagaram para divulgar digitalmente. Essa é uma excelente estratégia para você colocar no seu plano de marketing digital para dentista.

É uma ótima maneira de anunciar, porque você está oferecendo ao potencial paciente os serviços que eles querem! Isto leva a altas taxas de conversão e valor.

Então, como você paga por anúncios nos resultados de pesquisa?

Os anúncios nos resultados de pesquisa usam o modelo de publicidade de pay-per-click (PPC), o que significa que cada vez que seu anúncio for clicado, você paga ao mecanismo de busca por esse tráfego gerado.

Anúncios Pagos nas Redes Sociais

Publicidade nas redes sociais ou anúncios nas redes sociais são anúncios que aparecem em plataformas de mídia social. Plataformas de mídia social como o Twitter, Facebook e Instagram são pagos para promover o consultório odontológico através de impulsionou postagens, ofertas e promoções.

Os anúncios em redes sociais permitem segmentar potenciais pacientes por parâmetros pessoais, profissionais, demográficos e comportamentais, o que permite que você alcance as pessoas que são mais relevantes.

Um exemplo disso seria um post patrocinado no Facebook ou Instagram que pode ser usado para aumentar a visibilidade do post.

No marketing digital para dentistas, assim como em ações de marketing para outros segmentos, buscamos impactar o nosso público alvo. No caso de dentista, em geral, esse público fica em um raio de alguns quilômetros do consultório.

Essa é uma segmentação que pode, e deve, ser utilizada na sua campanha.

Com anúncios pagos nas redes sociais você pode utilizar uma segmentação eficaz, chamadas para ação, e controles de rastreamento muito úteis para ver resultados rápidos em plataformas de todo mundo usa diariamente!

Anúncios de Display

Anúncios de display são, principalmente, anúncios que estão no topo ou nas laterais de um website. Eles podem ser tradicionais anúncios de banner ou, até mesmo, vídeos. Essas categorias de anúncios são exibidos em seções reservadas para publicidade paga e têm como objetivo gerar chamada para a ação.

Por exemplo, muitos sites de notícias estão cheios de anúncios de vídeo e banners que são muito agressivos, fazendo você assistir cinco segundos de um vídeo antes de ir para o conteúdo que você deseja.

Anúncios display são eficientes já que estão espalhados por milhões de sites, alcançados através da Rede de Display do Google.

Estes motores de busca compartilham seus anúncios com sites e aplicativos tendo como base palavras-chave de preferências de segmentação.

A Pesquisa paga, Social e Display: A Combinação Perfeita

Um bom plano de marketing digital para dentistas equilibra anúncios em redes de pesquisas, redes sociais e anúncios display para maximizar seus esforços digitais. Juntos, esses três canais PPC trarão elementos fortes e únicos para a sua estratégia com uma abordagem mais holística.

Páginas de Destino (Landing Pages)

As landing pages, ou Páginas de Destino, são muito parecidas a um anúncio tradicional de jornal, anúncios que possuem propósito muito específico e o visual desenvolvido para atender a esse propósito.

As landing pages são páginas da web que uma pessoa chega depois de clicar em um anúncio. As páginas de destino são separadas do site do seu consultório e são projetadas apenas para receber o tráfego de anúncio das campanhas.

Agora, estas podem ser confundidas com uma página do site, mas não cometa o erro de direcionar uma campanha de marketing digital para a página inicial do seu site! Sua página de destino deve ser específica!

Grande parte do seu retorno depende de uma boa primeira impressão. Então certifique-se de que você está elaborando páginas de destino pertinentes, direta e clara para obter os resultados desejados a partir desses potenciais pacientes.

landing page para marketing digital para dentistas

O exemplo acima é um ótimo porque ele é uma página de destino separada do website, que pede para um potencial paciente, informações e a opção para agendar uma consulta, em outras palavras, uma chamada específica para a ação.

Suas páginas de destino são concebidas para um único propósito: resultados! Estes resultados podem ser agendar uma consulta, colher informações de contato de potenciais pacientes ou o download de um conteúdo para futuros clientes potenciais.

Anúncios de Vídeo

Anúncios visuais, particularmente vídeos, são a chave para o sucesso do marketing digital para dentistas. Na verdade, 25% dos anúncios no Instagram agora são em formato de vídeo com uma taxa de clique de 1.84% (e esse número está em crescimento).

Em geral, os anúncios de vídeo tornaram-se uma das melhores maneiras de ver um consultório crescer, porque as pessoas são constantemente com fome de conteúdo.

Os vídeos oferecem um conteúdo envolvente que você pode usar diretamente segmentar os seus potenciais pacientes de uma forma concisa.

Este vídeo mostrando um dentista, em seu consultório, falando sobre quanto tempo é preciso para se tornar um dentista tem mais de 55.000 visualizações!

Como este vídeo acima, você também poderá criar conteúdo que as pessoas querem ver! Um vídeo pode ser um “Como fazer” para questões simples, uma introdução para os serviços do seu consultório ou um depoimento em vídeos dos seus pacientes!

Análise de Marketing

Infelizmente, muitos dentistas se esquecem de colocar a análises de marketing para trabalhar para eles. Lembre-se, o rastreamento é uma das maiores vantagens do marketing digital no meio odontológico!

Você deve acompanhar de perto a performance dos anúncios e de onde seu tráfego está vindo. É por isso que o google analytics é uma parte importante do marketing digital para dentistas.

Usando o google analytics, você pode examinar a demografia do seu público, impressões, cliques, custo por conversão e muitas outras tendências através de um período de tempo.

marketing digital para dentistas com google analytics

Usando esses insights, dados e respostas, permite a você trabalhar de forma mais assertiva e prática. Esta informação ajuda você a ajustar anúncios futuro e esforços de marketing para melhor performance.

Se algo não estiver funcionando, você pode alterar. Se algo está funcionando, você pode descobrir como continuar melhorando e promover novas ideias com mais dinheiro e recursos.

Assim, em comparação com as mídias tradicionais onde você tem que esperar o término da campanha para analisar o seu impacto, com publicidade digital você tem a oportunidade de ver em tempo real e fazer otimizações ao longo do curso da campanha.

O Remarketing

Quem nunca navegou em um site, clique em algumas páginas e, mais tarde, viu anúncios com alguns dos itens que você estava procurando? Se você já passou por isso, você foi alvo de remarketing!

O remarketing tornou-se uma das ferramentas de marketing digital para dentistas mais poderosas porque ele ajuda a reforçar a intenção inicial das pessoas e levá-las mais próximas a realização do agendamento de uma consulta no seu consultório.

O remarketing te permite rastrear os usuários que visitaram o seu website, e não realizaram a ação desejada. A partir dai, você poderá exibir um novo conjunto de anúncios incentivando eles a voltar e concluir essa ação.

Conclusão

O marketing digital para dentistas pode levar ao aumento do crescimento do negócio a um custo surpreendentemente acessível. Assim, em vez de gastar dinheiro em táticas de marketing do passado, por que não dar um passo em direção as opções do futuro, que pode mostrar os resultados que você deseja?

Mergulhe, no desenvolvimento de um plano de marketing digital, seja criativo, construa relacionamentos significativos e desfrute do marketing digital de hoje! As oportunidades e o nível de sucesso são infinitas!

A propósito, se você quiser uma ajuda de uma agência de marketing digital para escolher a abordagem de marketing digital correta para o seu consultório odontológico, me avise aqui ou nos comentários. Eu vou adorar poder te ajudar!

Qual é a sua maior preocupação para pôr em prática, as ações de marketing para o seu consultório odontológico? O que você já tentou para diminuir esses entraves? Deixe suas ideias nos comentários que nós vamos te ajudar!

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