Marketing Digital no Mercado Imobiliário

06-2018 | Segmentos de Mercado

Porque é importante para imobiliárias e corretores de imóveis investir em marketing digital no mercado imobiliário atualmente? Simples: funciona, dá retorno e aumenta sua receita.

Todo mundo fala muito sobre como a tecnologia vai continuar revolucionando o mundo e como as coisas mudam rapidamente. E é verdade. Tudo muda em um ritmo alucinante e grande parte disso se deve ao fato da tecnologia ter ficado mais acessível a todos. Não somente em termos financeiros, mas também na facilidade do seu uso.

Desde realizar compras de mantimentos para nossas casas até encontrar receitas de como cozinhar praticamente qualquer coisa, tudo pode ser encontrado online atualmente. Mas não somente tudo, como todos também estão online e podem ser encontrados.

Quando falamos sobre algo importante como a compra de um imóvel, as pessoas estão utilizando a tecnologia mais do que nunca. Uma pesquisa realizada nos USA aponta que 92% dos potenciais compradores utilizam a internet em algum momento durante sua pesquisa por um novo imóvel.

Ok, mas isso é nos Estados Unidos. E aqui no Brasil? Bom, o cenário não é muito diferente.

Não temos uma pesquisa confiável sobre a utilização da internet e o marketing digital no mercado imobiliário. Entretanto com 73% da população brasileira acima dos 10 anos tendo acesso à internet e, 91% deles fazendo uso diário dessa ferramenta, não é difícil deduzirmos que o cenário é similar ao americano.

E no dia a dia sentimos esse impacto. O cliente já chega com todas as informações do imóvel, ele viu online. Mais que isso, provavelmente ele está falando com outros 3 corretores no Whatsapp. Essa é a realidade do mercado imobiliário.

O Marketing Digital no Mercado Imobiliário

E essa tendência mostra o quão crucial é, para um corretor ou imobiliária, ter uma presença online. Isso traz uma questão importante: “Qual é a importância do marketing digital no mercado imobiliário?”.

A resposta está na facilidade com que o corretor ou imobiliária pode oferecer seus serviços e produtos, exatamente no momento em que o cliente está a sua procura.

Mais que isso, o marketing digital no mercado imobiliário traz a facilidade no rastreamento de cada campanha. Isso é uma nova ferramenta para as imobiliárias compreenderem as tendências de mercado e como seus clientes interagem com cada informação. Com isso, os corretores podem trabalhar de maneira mais orientada a resultados.

Grandes empresas do setor imobiliário, geralmente utilizam o marketing digital por uma dessas três razões:

  1. Para a construção e divulgação da sua marca;
  2. Para a aquisição de novos clientes;
  3. Para a fidelização e engajamento com os clientes em carteira.

Se olharmos para o mercado imobiliário atualmente, a maioria dos clientes iniciam suas pesquisas por imobiliárias, corretores ou imóveis pela internet. Isso nos apresenta a próxima questão: “Qual estratégia uma imobiliária pode implantar para alavancar seu negócio online? E como o seu negócio podem tirar vantagem dessas estratégias?”

Bom, para começar, vamos ver alguns fundamentos básicos:

Produza conteúdo de qualidade

Qualquer especialista em marketing digital vai te dizer que conteúdo de qualidade é crucial. E ele estará 100% correto. Conteúdo de qualidade é fundamental.

Se você está vendo um filme na TV e não gosta dele, você muda de canal. Se você está lendo um artigo em uma revista e começa a achar o texto chato, você muda de página. Isso é normal e todos fazemos.

Então se você quer atrair clientes, seja alguém que visita pela primeira vez o seu site ou uma pessoa que retorna com certa frequência, você tem que garantir que ele tenha a melhor experiência online possível. E principalmente, que encontre o conteúdo que ele busca.

Conteúdo de Qualidade para o marketing digital no mercado imobiliário

Os canais para você distribuir conteúdos são inúmeros. Desde um blog no seu site (o que é extremamente importante dentro do seu planejamento de marketing digital), até redes sociais e vídeos no You Tube.

Trata-se de uma questão lógica. Se ele está consumindo seu conteúdo, ele está acreditando em você. Se ele confia em você, a venda será mais fácil.

É importante que seu site seja amigável a celulares

A Apple lançou a alguns anos uma campanha de muito sucesso que dizia: “Tem um app para isso!”.

Mas o que isso tem a ver com marketing digital no mercado imobiliário?

Calma, já chego lá.

Essa campanha popularizou a ideia de que tudo o que você fazia no computador ou laptop, poderia ser feita no celular. Bom, veja como as coisas estão hoje:

Cerca de 70% de todo o tráfego da internet brasileira é feito a partir de smartfones. Seus clientes estão tentando acessar o seu site pelo celular. Olhe o seu Google Analytics.

Site mobile friendly no marketing digital para o mercado imobiliário

Se o seu site não se adapta as telas de celular, esse cliente terá uma experiência de navegação horrível, e vai deixar seu site. Mais que isso. Será muito difícil para ele encontrar, mesmo que seja persistente, seu número de telefone ou preenche a qualquer formulário.

Se isso não te convenceu ainda da importância de ter um site amigável aos celulares, então eu tenho mais uma informação que pode mudar sua opinião.

O Google anunciou no início de 2018 que sua indexação passara a dar prioridade para sites mobile-frendly. Na prática, se o seu site for adaptável para celular, ele irá ser indexado pelo Google mais rapidamente e terá melhores posições de rankeamento. Não se engane, sites não adaptáveis vão sumir das primeiras posições.

Pense estrategicamente em todos os sites de busca

É verdade, o Google domina o mercado de pesquisa no Brasil com mais de 80% das pesquisas sendo feitas através dele. Mas e os outros 20%? Grande parte é realizada através do Bing, Yahoo entre outros.

Então, quando for integrar seu site a ferramentas de busca, pense em todas elas. A maioria das empresas não faz isso, o que torna o Bing por exemplo, um canal muito menos competitivo que o Google.

As pessoas compram histórias, principalmente nas redes sociais

Hoje, 80% do conteúdo consumido no Facebook são visuais. Vídeos, Gif’s, infográficos, imagens, etc… Poucos realmente leem os textos.

E o Facebook já anunciou que pretende migrar o seu conteúdo para o formato de vídeo até 2020. Isso quer dizer que se você subir vídeos no Facebook, terá mais visibilidade. Essa é uma tendência em todas as redes sociais.

Mas vamos ser sinceros, ninguém gosta de propaganda. Se você fizer vídeos simplesmente vendendo o seu produto, sua taxa de retorno será muito baixa. E não adianta bater o pé e falar que o Facebook, Twitter, Instagram ou You Tube não funcionam. A verdade é que você não está sabendo vender seu peixe nesse canal.

A grande sacada das redes sociais é o relacionamento. As pessoas encontram conteúdo que gostam ou odeiam para poder comentar a respeito, dar suas opiniões. E quando fazem, elas esperam um retorno. Por isso, histórias vendem muito melhor.

O que quero dizer com isso é que em vez de falar sobre o produto, você tem que contar uma história que resigne com seu potencial cliente.

Se o imóvel é um apartamento de 3 dormitórios, fale sobre quando você se casou e decidiu formar uma família. Como a sua mudança do centro da cidade para uma região mais residencial mudou a qualidade de vida sua e dos seus filhos. E a oportunidade que os compradores do apartamento X tem de fazer o mesmo.

Percebeu a diferença da abordagem? Você continua vendendo o seu imóvel, mas para isso você utiliza uma mensagem muito mais sutil e adequada as redes sociais. As pessoas estarão mais propensas a se identificar com ela e, por consequência, você irá gerar mais leads.

O poder do SEO no mercado imobiliário

Ok, mas o que é SEO? SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. São um conjunto de ações com o objetivo de posicionar uma página nas primeiras posições dos sites de busca.

O melhor lead é aquele que está pesquisando pelo seu produto ou serviço. É assim em qualquer mercado e isso também vale para o bom plano de marketing digital no mercado imobiliário. Se alguém está pesquisando por um apartamento na região X, e você tem esse imóvel em portfólio, ele tem o melhor perfil.

Agora, ele só vai encontrar esse imóvel se você aparecer nos resultados de busca. Lógico, você pode colocar o imóvel nos diversos portais de imóveis disponíveis. Mas dentro desses portais, você estará lado a lado com sua concorrência. No seu site, o cliente somente vê seus imóveis.

Cerca de 90% de todo o trafego orgânico gerado pelo Google vai para os sites que estão na primeira página do resultado de pesquisa. E o Google não cobra nada para isso. Então, se você consegue posicionar seu site nas primeiras posições, você verá seu retorno aumentar de forma sustentável.

O marketing de atração (Inbound Marketing) para trabalhar o mailling

A verdade é uma só: não existem desculpas para o seu site não receber tráfego. São tantos canais disponíveis que é virtualmente impossível que seus clientes não te encontre. Lógico, é necessário que você tenha presença nesses canais.

Utilizar as redes sociais, publicação de vídeos, compartilhamento de arquivos, etc… são todas ações com o potencial de atrair clientes para o seu site. Se bem trabalhados, atrairão um perfil de cliente mais qualificado.

E encontrar o perfil de cliente ideal é uma tarefa árdua mas que traz um grande retorno.

o inbound marketing no mercado imobiliário

Agora, quando ele chega até o seu site, o que você acha que vai acontecer?

Muito provavelmente nada.

Em geral, uma pessoa precisa de no mínimo 7 contatos com seus conteúdos para que ele sequer lembre de você. E mais alguns contatos para ele se transformar em um lead.

Então a melhor estratégia é iniciar o desenvolvimento desse relacionamento. Em vez de tentar “forçar” a venda, peça por dados simples.

Primeiro, somente o e-mail. Com ele você já tem como se comunicar com seu cliente e enviar novos conteúdos.

Depois tenha uma sequência de e-mails preparado de acordo com o perfil de cada visitante do site. Quando ele clicar em algum link do e-mail, você saberá quem é esse cliente. Agora você pode pedir o nome dele. Em um outro momento você pedirá pelo telefone.

Seguindo esse caminho, o potencial cliente realizará micro-comprometimentos com você e, quando ele estiver pronto para falar de negócios, você já terá um relacionamento inicial com ele.

É muito mais fácil fazer negócios com alguém que você já conhece.

Sua vez de fazer marketing digital no mercado imobiliário

Seguindo essas dicas esperamos que você consiga impulsionar os seus negócios.

Ficou com alguma dúvida? Coloque ela nos comentários dessa página. Vai ser um prazer ajudar você a dar o próximo passo na implantação de uma estratégia de marketing digital no mercado imobiliário.

Somos uma agência de marketing digital com objetivo é ajudar pessoas que estejam dispostas a fazer o que é necessário para seus negócios crescerem. Seja um corretor de imóveis autônomo ou uma grande imobiliária. Se o seu objetivo e crescer através do aumento de vendas, nós estamos prontos para auxiliar.

 

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