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5 Estratégias Comprovadas para o Você Fazer seu E-Commerce Crescer

Como você pode fazer seu e-commerce crescer com estratégias de marketing

De atualizações do Facebook a email marketing, você pode fazer seu e-commerce crescer com essas táticas de marketing digital que comprovadamente trazem resultados.

Tentativa e erro é uma maneira cara e ineficiente de aprender. É melhor aprender com os erros e acertos dos outros. Infelizmente nem sempre temos essa oportunidade. Na B612, nós acompanhamos de perto a evolução das plataformas e buscamos novas maneiras de interagir com as pessoas e gerar resultados para os nossos clientes.

Por isso estamos sempre testando e buscando novas alternativas que possam trazer vantagens. Por outro lado, a experiência que temos no mercado nos traz segurança para implantar ações que já sabemos que trazem resultados e permite que possamos navegar por testes de maneira mais assertiva.

Então, para ajudar você que quer aprender com os acertos dos outros, decidimos compartilhar 5 estratégias para e-commerce que já testamos e comprovamos que trazem resultados. Vamos a elas!

1. Crie um Plano de Testes A/B

Para empreendedores de comércio eletrônico, é importante sempre ficar de olho no que está funcionando (e no que não está). Realizar testes A/B é a maneira de fazer isso. A definição de teste A/B do Interactive Advertising Bureau (IAB) é “o processo de identificar um conjunto de ações do usuário em telas e pontos de contato que contribuem de alguma maneira para o resultado desejado e, em seguida, atribuir valor a cada um desses eventos“.

Para dar uma visão geral de como implantar teste A/B à medida que você aumenta seu comércio eletrônico e com isso começar tomar decisões comerciais mais inteligentes, aconselhamos o seguinte:

2. Alcance o Público-alvo de Forma Inteligente

Um problema que muitos empresários têm é a segmentação. Eles podem ter uma persona de cliente em mente, mas não têm certeza da melhor maneira de alcançá-los. Você pode trabalhar com um conceito de pilares. Estes são quatro de seus exemplos que te darão uma ideia mais clara de onde encontrar seu consumidor-alvo:

Cada item desse representa um pilar, ou um segmento, que você pode atacar. Sabendo da aderência do público-alvo a um produto, marca ou pessoa, fica mais fácil dar um direcionamento a sua campanha, a mensagem transmitida e a criar empatia com esse público.

3. Otimize o Orçamento das suas campanhas

A Otimização de Orçamento (CBO) é uma nova ferramenta no arsenal de publicidade do Facebook. O algoritmo de Inteligência Artificial monitora a segmentação e o desempenho de seus conjuntos de anúncios e aloca seu orçamento para os conjuntos com melhor desempenho com base no objetivo ou pixel aplicado, usando dados em tempo real, de forma automática.

De acordo com o Facebook : “A CBO usa o orçamento da sua campanha e sua estratégia de lances – que podem ser, por exemplo, o menor custo por ação (CPA) ou o maior retorno do investimento em publicidade (ROAS) – para encontrar automática e continuamente as melhores oportunidades ativas de resultados nos seus conjuntos de anúncios. Em seguida, distribuímos o orçamento da sua campanha em tempo real para obter esses resultados“.

Em resumo, se você é novo na plataforma de publicidade no Facebook, essa é uma ótima maneira de entrar no jogo da maneira mais econômica possível, sem ter que administrar suas campanhas de tão de perto.

4. Comece a usar Anúncios do Messenger

A Harvard Business Review realizou um estudo em 2011 sobre geração de leads on-line e descobriu que não responder em menos de cinco minutos a um novo lead diminui suas chances de qualificar eles em impressionantes 400%. No entanto, muitos empreendedores ainda evitam o uso Messenger.

Ao alavancar campanhas no Messenger (como curiosidade, é o aplicativo mais baixado do mundo em 2019) com anúncios e um atendente automático, você poderá fazer um acompanhamento direto e instantâneo de clientes em potencial, aumentando assim seus recursos de conversão e qualificação de leads. Ou você pode apenas usar para capturar rapidamente emails e criar uma lista de contato mais relevante. O que permite executar campanhas de baixo custo e com maior engajamento.

5. Use Email Marketing

Para cada R$1 gasto em email marketing, obtêm-se em média R$38 de retorno de acordo com um estudo da Direct Marketing Association. Para quem é iniciante no marketing por e-mail, pode parecer “muita coisa” no início, mas lembre-se do seguinte: custa mais adquirir novos clientes do que recuperar os existentes. E o email é a maneira mais fácil de recuperar, porque todo o processo pode ser automatizado.

Você pode construir uma jornada de compra completamente automatizada e customizada a cada cliente. Faça isso configurando:

Para capturar e-mails com mais eficiência, use:

Para finalizar, use sempre testes A/B para testar suas mensagens e pilares para segmentar de maneira mais inteligente, utilize o CBOs para ter uma campanha mais assertiva, ative anúncios no messenger para aumentar seu leads e, por favor, pare de deixar dinheiro para trás negligenciando o e-mail marketing. Nós usamos todas essas estratégias de crescimento nas campanhas dos nossos clientes, de forma simultânea, e você também deve usar se quiser levar a sério o crescimento de seus negócios de comércio eletrônico.

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