Quando se trata de gerar vendas para os seus negócios, você não pode se concentrar apenas em uma técnica ou área a ser aprimorada. Nenhuma mudança fará tudo o que você precisa: encontrar novos clientes, vender seu produto/serviço e manter os clientes existentes felizes. Mas melhorar o funil de vendas pode ajudar muito a melhorar o seu retorno.
As empresas geralmente procuram aquela solução mágica em seu plano de marketing que possam colocar em prática e salvar o dia. Isso é pedir demais. Em vez disso, você deve olhar para o todo. Faça ajustes e pequenas melhorias em todas as etapas da jornada do cliente, ao inves de tentar encontrar todas as respostas com uma única correção.
Se você está muito focado em apenas uma área da experiência do seu cliente ou jornada de vendas, provavelmente está fazendo a custa de outros aspectos. Com essa falta de atenção o restante tende a apresentar uma diminuição no retorno. Em vez disso, olhe a jornada como um todo.
Toda a jornada do cliente e o funil de vendas não se unirão para expandir seus negócios, a menos que você dê a cada parte a mesma atenção e forneça uma experiência consistente aos clientes em todas as etapas. Como você pode investir para melhorar cada estágio do funil sem esgotar completamente seu orçamento?
As melhorias de marketing que servirão melhor à sua empresa são as que melhoram sua eficiência e lucratividade. Ao otimizar todas as etapas da jornada do cliente, você pode aproveitar todas as oportunidades para maximizar a receita e minimizar os custos associados ao seu marketing. Veja como você pode reforçar cada etapa da jornada do comprador.
Melhore a Eficiência de Aquisição de Leads
Os dois principais problemas encontrados pelas empresas no topo do funil de marketing são a qualidade e a quantidade de leads. Não importa quais ferramentas e estratégias de geração de leads você escolhe.Seus esforços na aquisição não estão produzindo leads suficientes ou os leads são de baixa qualidade e não são convertidos.
Para entender o que está dificultando seus esforços, você precisa analisar seu funil completo e ver o que está acontecendo com os leads que você está gerando. Você pode utilizar o próprio Google Analytics para ajudar você com isso e com a visualização de outras métricas importantes de se entender, como o valor total da vida útil dos clientes.
Seus leads atuais estão com pouca conversão ou o problema é que simplesmente não está sendo suficiente? Depois de diagnosticar o problema, você pode começar a fazer correções.
Se o seu problema for a qualidade do lead, compare os custos de aquisição de diferentes fontes com a quantidade de retorno que eles geram no longo prazo. Você pode estar pagando muito caro para gerar leads de baixa qualidade. Nesse caso, convém ajustar ou eliminar essas fontes.
Se você precisar de mais leads como os que você está adquirindo, melhorar o alcance da sua marca pode ser um foco melhor. Por exemplo, se você estiver usando o Google AdWords para aquisição, ações de remarketing via rede Display ou nas Redes Sociais podem ajudar a melhorar seu alcance e aumentar o retorno do investimento.
Personalize os Estágios Intermediários
Depois de adquirir um lead para seu funil de marketing, você precisará continuar fornecendo conteúdos e segmentar em cada etapa da jornada do comprador. Essa fase é quando eles estão aprendendo mais sobre seus negócios e conhecendo seu produto ou serviço.
Aqui, um problema grave que as empresas costumam encontrar é não ser específico o suficiente ao quebrar as objeções de um possível cliente ou como explicar como eles podem se beneficiar do seu produto. Diferentes tipos de leads chegarão a você por diferentes motivos, e você precisará abordar e ajustar seu discurso para cada um deles.
A melhor maneira de atacar esse problema e nutrir os leads é fornecer informações sobre o valor da sua empresa (e não apenas o produto em si) com conteúdo segmentado e personalizado para cada grupo principal de clientes.
Educar seus leads permite que eles “descubram” o valor sozinhos. Você estará agregando valor além do seu produto, educando e, ao mesmo tempo, posicionando sua empresa como uma autoridade nesse assunto e no mercado.
E para realmente falar sobre as especificidades dos pontos problemáticos de cada lead e como sua solução os auxiliar, você pode segmentar suas mensagens de marketing. Por exemplo, o envio de e-mails com base na personalidade ou no comportamento do comprador de um cliente no seu site pode fazer uma grande diferença nesse sentido.
A segmentação e o envio de mensagens mais personalizadas aumentam as aberturas e o impacto emocional das suas mensagens. Eles podem ser configurados facilmente com as modernas ferramentas de automação de marketing e email marketing. Com um marketing mais personalizado, você pode converter mais clientes a um custo menor.
Seja Persistente com a Conversão
Por fim, depois de otimizar a aquisição e a nutrição, você precisa garantir o fechamento final. Este é o passo mais importante, onde desemboca o resultado de todo o trabalho que você teve nas etapas anteriores. Ainda assim muitas empresas têm buracos e muitas oportunidades perdidas nesta fase do funil de vendas.
O maior erro? Oferecer a venda para o lead apenas uma vez e já passar ele para a lista de perdidos. Na realidade, se alguém chegou tão longe em seu processo, provavelmente será verdadeiramente qualificado e poderá, portanto, ser convencido a fechar. Tente várias vezes para que isso aconteça até encontrar o momento ou as mensagens certas.
Por exemplo, você pode usar o remarketing com uma plataforma de anúncios entre canais para segmentar leads que foram “perdidos” em outros estágios do funil de marketing e começar a direcionar eles de volta à conversão. Ou, se alguém está envolvido, mas não está convertendo, continue alimentando esse lead no estágio de conversão, ao invés de interromper o marketing após a primeira tentativa.
A chave é consertar seu funil. Quando seu funil está vazando, e você está gastando de forma ineficiente para tentar melhorar ele, você está perdendo duas vezes. Que empresa pode arcar com esse erro por muito tempo? Dê uma olhada na sua jornada de cliente. Onde estão os vazamentos que precisam ser tampados?