O crescimento da indústria de marketing digital tem sido consistentemente, crescendo de 12% a 14% anualmente, e esse número está aumentando constantemente. As estratégias que geram resultados de marketing digital evoluem constantemente, mas dois indicadores sempre devem estar no radar: “Qual é o retorno obtido e como é possível aumentar esse retorno”.
Esse é o centro de como fazer o marketing digital gerar resultados.
Mas isso não significa que você deva simplesmente jogar dinheiro na internet. É preciso ter cuidado e um sistema para gerenciar corretamente seus esforços.
Neste artigo, mostrarei o método que utilizamos para prever com precisão o crescimento do retorno de ações de marketing digital ao longo do tempo e escolher os canais de marketing digital são melhores para o seu negócio.
Prevendo seu crescimento através do marketing digital
Antes de nos aprofundarmos, quero destacar que esse método se aplica a qualquer modelo de negócios.
Embora existam outras formas mais específicas e adequadas a cada canal, o que eu estou apresentando pode auxiliar a empresários e comerciantes em geral, na medida em que tomam a decisão crítica de quais canais de marketing investir.
O objetivo final é poder comparar diferentes fontes de canal de tráfego e selecionar aquela que trará o melhor retorno para o seu negócio.
Algumas informações que vamos precisar sobre o seu negócio: fontes de tráfego, público-alvo, taxa de cliques (CTR), taxa de conversão, número de transações, valor por transação, valor por transação, custo por transação e retorno dos gastos com anúncios.
Quando você reúne todos esses dados, terá informações suficientes para tomar decisões mais assertivas sobre como alocar seus recursos em toda a sua estratégia digital.
Por que isso é importante? Porque se você não está investindo nos canais com maior probabilidade de obter lucro, você irá deixar de faturar o máximo possível em cada ação.
Isso é especialmente relevante para empresas menores, que tendem a investir apenas em alguns canais digitais. Nesse caso, é fundamental que você escolha os canais que vão trazer mais resultados para os seus negócios.
Vamos dar uma olhada mais de perto no processo para encontrar os seus resultados de marketing digital.
1. Identifique uma Fonte para Analisar os Resultados de Marketing Digital
A primeira etapa é identificar a fonte de tráfego que você deseja avaliar. Lembre-se de que você repetirá esse processo para cada fonte que planeja usar.
Por exemplo, você pode escolher uma fonte como o Facebook ou o LinkedIn, pesquisa paga no Google Ads ou email marketing.
2. Crie seu Modelo de Análise
Após escolher uma fonte, você precisa determinar quantas conversões podem ser atribuídas a essa fonte.
Para fazer isso, criamos um modelo parecido com este:
Tamanho do público-alvo (o número de pessoas que você está segmentando) × taxa de cliques (o número de pessoas clicando no seu resultado de pesquisa, anúncio, email, postagem social etc.) × taxa de conversão (o número de pessoas que executam a ação desejada no seu site) = número de conversões
Digamos que seu tamanho de público-alvo neste canal seja 150.000, enquanto sua taxa de cliques é de 10% e sua taxa de conversão é de 5%.
Usando o modelo acima, o total de conversões seria 750.
3. Preveja o Valor da Fonte
Agora que temos uma ideia do número de conversões que nossa fonte está gerando, queremos determinar qual será o valor futuro dessa fonte.
Como fazemos isso? Utilizamos outra equação, é claro:
Número de conversões × valor da conversão para a empresa (geralmente o valor da vida útil do cliente) = valor
Agora, você provavelmente está se perguntando como determinar o valor da conversão. Não se preocupe; a gente também vai ver isso, mas vai exigir um pouco mais de matemática.
Para encontrar o valor da conversão, é necessário analisar quanta receita cada lead está gerando.
Portanto, se você fatura R$ 5.000 em receita a cada cinco leads, sua receita por lead será de R$ 1.000.
Se inserirmos isso em nossa fórmula, é isso que obteremos: 750 × R $1.000 = R$ 750.000.
Isso significa que seu valor de retorno previsto para essa fonte é de R$ 750.000.
4. Determine o ROAS
Seu retorno do investimento em publicidade ( ROAS ) informa quanto você está ganhando versus quanto está gastando em um anúncio.
Para encontrá-lo, é claro, requer outra fórmula:
Receita total obtida × valor gasto = ROAS
Se você gastou R$ 2.000 em anúncios e ganhou R$ 6.000, seu ROAS seria de R$ 3.000.
Determinar isso ajudará você a entender o desempenho do seu investimento e, em última instância, se essa é uma fonte que vale a pena investir.
5. Compare suas Fontes
Agora, é preciso voltar ao início e repetir esse processo em cada uma de suas fontes de marketing.
Execute todas as equações e colete todas as suas informações em um documento, como uma planilha de excel ou Google Docs, que seja de fácil acesso.
Você deve começar a ver aqui alguns canais que se destacam e que produzem o maior valor de conversão e, mais importante, o maior ROAS.
6. Comece a Escalar
Boas notícias: a matemática acabou (por enquanto) 😉
Nesse ponto, você já rodou todos os números e deve ter uma ideia informada sobre qual fonte ou canal que está produzindo os retornos mais altos.
Esse é o canal de publicidade em que você deseja se concentrar e investir mais no futuro. Os outros, provavelmente seja necessário realizar um trabalho de ajuste. Com algumas alterações mais adequados ao canal e testes A/B você pode conseguir aumentar o retorno dele antes de escalar.
7. Diversifique suas Fontes
O negócio é o seguinte: você não deve colocar todos os ovos em uma única cesta.
Afinal, o marketing digital muda o tempo todo e, para garantir que você esteja preparado para qualquer interrupção imprevista, diversifique sua estratégia e os canais que você usa.
Eu recomendo investir em quatro a seis canais e nunca alocar mais de 30% do seu orçamento em somente um deles.
Mantenha o foco no seu canal principal, mas faça um plano de contingência investindo esses parte do lucro em canais de suporte.
8. Esteja Sempre Otimizando
De forma bem direta, você deve sempre otimizar. Isso permitirá que você continue aumentando seu ROAS e reduzindo seus custos.
O que você deve otimizar? Bom, na verdade tudo.
Teste novos anúncios, páginas de destino, funis de conversão e tudo mais. Se você encontrar algo que funciona melhor do que o que está usando no momento, é provável que isso se traduza em mais eficiência e lucratividade.
Para Terminar
Colocando de uma forma bem simples, esse método resulta em crescimento.
É uma abordagem de marketing com base em números e dados reais. Simplesmente funciona. Execute isso em todas as suas fontes de tráfego existentes e continue a executar a cada de tempos em temos para garantir que você ainda esteja no caminho certo.