Aumento de Receita: Explorando Alternativas de Receitas Adicionais

07-2017 | Funil de Marketing

O Aumento de Receita com Menor Esforço

Um dos principais objetivos você querer vender mais é o aumento da receita. Isso possibilita colocar em prática o seu planejamento de forma mais eficiente, fazendo com que sua empresa possa crescer rápido.

Entretanto, muitos negócios esquecem que existem outras oportunidades para criar uma receita adicional que podem ser exploradas.

Vender Mais: Aumento de Receita

Um exemplo é a parceria com outras empresas que oferecem produtos complementares ao seu negócio. Ao oferecer esses produtos aos seus clientes no formato de combo você poderá obter um aumento na sua receita através da comissão sobre as vendas.

Esse é somente um exemplo rápido dentre as diversas possibilidades existentes. Nosso trabalho é encontrar quais são essas oportunidades, determinar se são viáveis ao seu negócio e implantá-las da maneira mais eficiente possível.

Afinal um ganho, mesmo que pequeno, pode se tornar significativo para o seu negócio no montante total. Isso desde que não implique um grande esforço adicional da sua parte. Esses ganhos rápidos são o foco dessa etapa do planejamento estratégico.

As ações devem ser Baseadas no Comportamento do Cliente

O grande segredo para aumentar a receita durante uma transação é entender o comportamento do seu cliente. Cada etapa do processo de venda abre ou fecha oportunidades para novos negócios. Mesmo que esses não sejam concretizados imediatamente.

O nosso trabalho é registrar e analisar sinais do comportamento do consumidor. Cruzamos esses dados com informações do mercado e o seu portfólio de produtos e serviços. Assim é possível identificar quais são as oportunidades disponíveis para o aumento de receita em cada decisão tomada pelo seu cliente.

Se seu cliente comprou um produto B ele pode estar interessado na compra do produto A, que é um pouco mais caro. Dependendo da reação do cliente frente a proposta, podemos oferecer um serviço Y que seja complementar aos produtos já adquiridos. Ou ainda, oferecer um produto F com um grande desconto para manter o cliente ativo.

Como você pode perceber, a análise das tomadas de decisões dos clientes frente a cada proposta nos indica qual é o nível de engajamento e interesse do cliente. E com base nisso é possível determinar quais são as próximas ações a serem tomadas.

É durante essa análise que se torna possível identificar as oportunidades para o aumento de receita.

Por isso, implantar ferramentas para gerar essa receita adicional é necessário e, em geral, empregada somente após a concretização da venda inicial. Isso porque, nesse ponto, seu cliente já confia no seu negócio para dar um feedback confiável.

Com os demais processos do seu negócio otimizados, você terá uma visão real da viabilidade de escalar essas ações em outras etapas.

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