Retenção de Clientes: A Venda mais Barata que Existe
Manter o relacionamento com o seu cliente após a primeira venda realizada é de extrema importância. É dessa forma que realizamos a fidelização de clientes e facilitamos a concretização de novos negócios.
Afinal, seu negócio já investiu em todas as etapas anteriores. É muito mais barato realizar uma nova venda para esse cliente que já conhece sua marca, que já sabe como você atua e confia em você; do que iniciar novamente todo o processo para aquisição de novos clientes.
Dependendo do seu modelo de negócios, essa pode ser a etapa mais importante do seu negócio. Se você for, por exemplo, uma imobiliária; na maioria dos casos você fará somente uma venda para o cliente a cada 10 anos. Nesse caso a fidelização de clientes não corresponde a um fator primordial para o negócio.
Agora, se você for uma pizzaria, fidelização de clientes se torna fundamental para o seu negócio.
Afinal, você não terá uma margem de lucro satisfatória com a venda de somente uma pizza. É muito mais interessante para o seu negócio fazer diversas vendas para o mesmo cliente.
Como fidelizar os seus clientes
Para isso devemos desenvolver um relacionamento com nossos clientes. Nós fazemos isso quando estarmos em contato constante com eles.
É importante sabermos suas opiniões sobre nossos produtos e/ou serviços; se eles estão satisfeitos com o atendimento e qualidade; informando sobre promoções atuais e solucionando prontamente quaisquer problemas que possam surgir.
Existem diversas formas de alcançar esse objetivo e operacionalizar essa etapa. Entretanto as ferramentas e processos a serem adotadas variam significativamente de acordo com o seu modelo de negócio.
Por essa razão analisaremos o fluxo do seu processo de relacionamento com clientes e propor as ações que consideramos mais adequadas ao seu negócio.