4 dicas para criar um anúncio em vídeo que viralize no Facebook

01-2020 | Publicidade Online

Muito se fala sobre as constantes mudanças nos algoritmos de plataformas como o Google e Facebook. No Facebook Ads, uma preocupação recorrente é sobre como eles colocam o conteúdo pago, principalmente o de vídeo, acima de outras postagens não pagas. Todos querem um vídeo que viralize no Facebook.

A má notícia para as empresas é a seguinte: No Facebook principalmente, se você não está pagando, nem que seja um pouco, a probabilidade de você aparecer para os seus clientes-alvo em massa não é alta.

A boa notícia para as empresas: Se você estiver disposto a pagar um pouco, existem várias etapas que você pode seguir para criar seu conteúdo em vídeo que pode gerar um retorno tremendo do seu investimento.

Vou relatar a você com base nas experiências que tivemos ao utilizar com sucesso anúncios em vídeo do Facebook; que atualmente gera um retorno de mais de R$10 gerado para cada real gasto, com um custo por visualização perto a um centavo; tão baixo que não é registrado com precisão no painel de informações do Facebook.

Então aqui está o que aprendemos.

1. Selecione Cuidadosamente sua Imagem Inicial

Agora isso pode parecer básico, mas é vital: a imagem inicial que representa o primeiro frame do seu vídeo é de incrível importância, porque é ela que chama a atenção de possíveis espectadores.

Enquanto eles estão zapeando o feed do Facebook, cheio de cenas de ação das “crianças” hiperativas dos seus amigos, eles precisam ver o seu anúncio e pensar na hora: “Opa!! Mas o que é isso aqui?”

É isso mesmo, estamos procurando “Opa!!”.

2. Você não é o George Lucas

Quando fizemos o primeiro vídeo o tema era a praia. Tinha um techo em que a pessoa pegava um a garrafa, que tinha um monte de areia grudada nela, quando ela levantava a garrafa aparecia a marca do cliente na areia.

Agora, pensando naquele vídeo, isso foi um exagero de nossa parte.

Na realidade, foi uma falha que gerou um bom tremendo de comentários e brincadeiras entre os pessoal no Facebook. O problema é que na hora de levantar a garrafa voava areia no olho do ator. Ninguém prestou atenção na logo.

É claro, não tinha nada a ver com a validade ou o valor agregado que o produto representava, mas a imperfeição gerou viralidade. Isso porque como as pessoas comentavam, o vídeo era exibido nos amigos dos feeds do Facebook, indicando que os amigos haviam deixado um comentário. Comentários geraram outros comentários, e assim por diante.

Isso é realmente importante porque um dos principais meios para que o Facebook classifique como mostra ou apresenta conteúdo aos consumidores é baseado na quantidade de atividade que o vídeo ou anúncio está recebendo.

Então, nossa grande lição aqui foi que não precisamos bolar ou executar algo muito produzido. O importante é atrair atenção. E autenticidade é uma das melhores formas. Sendo “planejamdo para ser autentico”, é melhor ainda.

3. Interaja. Interagir. Interagir.

Agora que as pessoas comentaram e interagiram, você deve interagir novamente em cada comentário.As pessoas se acostumaram ao fato de que não há ninguém do outro lado dos comentários que deixam pela internet. Mesmo que exista, a típica falta de interação faz parecer que não existe.

Nesse caso, você deve responder e dar às pessoas um motivo para continuar se comunicando. Divirta-se com eles e não hesite em proteger sua marca, mantendo-a divertida, levemente profissional e interativa.

Não há problema de deixar os leads verem que há uma pessoa do outro lado e não apenas um computador participando de um jogo onde “o cliente tem sempre razão”. Se alguém atacar sua marca, eles estão certos?

Toda essa interação leva seu vídeo ao topo da lista de prioridades do Facebook. Uma das nossas campanhas atuais tem mais de 1,5 milhão de visualizações, com um custo por mil visualizações de R$ 5,17. Grande parte disso graças a interação nos comentários.

4. Limpe o Feed com Cuidado

Este é sempre um tópico importante e provavelmente você já viu centenas de artigos escritos sobre ele. Você exclui comentários negativos? Minha resposta para isso é algumas vezes.

É sempre melhor interagir com os haters, independentemente de estarem apenas trollando, porque isso mostra que você está prestando atenção e que defenderá sua marca (nunca leve isso para o lado pessoal).

Existem alguns comentários e comentadores que simplesmente não podem ser covnertidos. Eles geralmente incluem palavrões ultrajantes ou insultos raciais, mesmo a piada ocasional, eu deixo isso passar.

Você precisa tomar cuidado com o “efeito bola de neve”, quando uma pessoa diz algo muito negativo e todo o resto dos trolls que vivem na cola dele e que não são tão confiantes ou simplesmente não conseguem pensar por si mesmos, tendem a aparecer magicamente e aumentam a negatividade.

Antes que você perceba, a sensação é que o seu anúncio está ficando fora de controle.

Basta usar seu bom senso e você ficará surpreso ao descobrir quantos comentários negativos podem ser rapidamente revertidos apenas pela sua interação.

Você também pode gostar desses artigos sobre Publicidade Online