Ícone do site B612 Consultoria em Marketing Digital Estratégico

Histórico de Atualizações do Algoritmo do Google

Timeline de atualizações do algorítimo do google

O que são algoritmos do Google?

Os algoritmos do Google são um sistema complexo usado para recuperar dados de seu índice de pesquisa e fornecer instantaneamente os melhores resultados possíveis para uma consulta. O mecanismo de pesquisa usa uma combinação de algoritmos e numerosos sinais de classificação para fornecer páginas da Web classificadas por relevância em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).

Nos primeiros anos, o Google fez apenas algumas atualizações em seus algoritmos. Agora, o Google faz milhares de atualizações todos os anos.

A maioria das atualizações do algoritmo do google são tão pequenas quem passa completamente despercebidas. No entanto, ocasionalmente, o mecanismo de pesquisa lança as principais atualizações algorítmicas que afetam significativamente os SERPs. Alguns exemplos são:

  1. Fred
  2. Intrusive Interstitials Update
  3. Mobilegeddon
  4. RankBrain
  5. Panda
  6. Penguin
  7. Hummingbird
  8. Pigeon
  9. Payday
  10. EMD (Exact Match Domain)
  11. Page Layout Algorithm

Abaixo, compilamos uma lista completa de lançamentos e atualizações de algoritmos do Google lançados ao longo dos anos.

Lista com Todas as Atualizações do Google

3 de dezembro de 2020

Atualização principal de Dezembro de 2020

O Google anunciou uma atualização principal que pareceu ser implementada rapidamente, com grande parte do impacto ocorrendo em 3 de dezembro. No mesmo nível da Atualização Principal de março de 2020 e da Atualização “Medic” de agosto de 2018. Alguns sites relataram reversões alguns dias depois, mas isso parece ter sido limitado.

10 de agosto de 2020

Google Glitch

Os SEOs relataram mudanças massivas de classificação por algumas horas em 10 de agosto, que então pareceram desaparecer. Mais tarde, o Google confirmou uma falha em seus sistemas de indexação.

04 de maio de 2020

Atualização principal de maio de 2020

O representante de pesquisa do Google, Danny Sullivan, anunciou via Twitter que o Google lançaria uma ampla atualização no núcleo algoritmo. Cerca de 90 minutos depois, ele anunciou que a atualização estava em andamento e levaria de 1 a 2 semanas para ser implementada completamente.

22 de janeiro de 2020

Desduplicação de trechos em destaque

Danny Sullivan, do Google, confirmou via Twitter que as páginas da web em uma posição de snippet em destaque não serão mais repetidas em listagens orgânicas regulares. Essa alteração afetou 100% de todas as listagens de pesquisa no mundo todo.

13 de janeiro de 2020

Atualização principal de janeiro de 2020

Danny Sullivan, do Google, anunciou através de um tweet que uma ampla atualização do algoritmo principal estava prestes a ser lançada. O Google novamente forneceu a mesma orientação de todas as outras atualizações recentes de algoritmo de núcleo amplo.

9 de dezembro de 2019

BERT (Mundialmente)

Danny Sullivan, do Google, twittouque o BERT estava iniciando sua distribuição mundial e incluía os seguintes idiomas: africâner, albanês, amárico, árabe, armênio, azeri, basco, bielorrusso, búlgaro, catalão, chinês (simplificado e Taiwan), croata, tcheco, dinamarquês, holandês, inglês , Estoniano, Farsi, Finlandês, Francês, Galego, Georgiano, Alemão, Grego, Gujarati, Hebraico, Hindi, Húngaro, Islandês, Indonésio, Italiano, Japonês, Javanês, Kannada, Cazaque, Cazaque, Khmer, Coreano, Curdo, Quirguiz, Lao, Letão , Lituano, macedônio malaio (Brunei Darussalam e Malásia), malaiala, maltês, marathi, mongol, nepalês, norueguês, norueguês, polonês, português, punjabi, romeno, russo, sérvio, cingalês, eslovaco, esloveno, espanhol, suaíli, sueco, tagalo, Tadjique, tâmil, télugo, tailandês, turco, ucraniano, urdu, uzbeque e vietnamita.

25 de outubro de 2019

Atualização do BERT

O Google anunciou a Atualização BERT, chamando-a de maior alteração na pesquisa do Google nos últimos 5 anos. O Google usa modelos BERT para entender melhor as consultas de pesquisa. O Google disse que essa mudança afetou os rankings de busca e os trechos em destaque, e o BERT (que significa Representações de codificadores bidirecionais da Transformers) será usado em 10% das pesquisas em inglês dos EUA.

24 de setembro de 2019

Atualização de algoritmo de núcleo amplo

Danny Sullivan, do Google, anunciou por meio de um tweet que uma atualização ampla do algoritmo básico seria lançada em poucas horas e levaria alguns dias para concluir o lançamento. As orientações do Google eram as mesmas de todas as outras atualizações recentes do algoritmo principal.

2 de junho de 2019

Atualização principal de junho de 2019

Em 2 de junho, Danny Sullivan, contato de pesquisa do Google, twittou que o Google lançaria uma nova atualização de algoritmo de núcleo amplo em 3 de junho. No dia seguinte, o Google confirmou que a atualização estava ativa e seria lançada em seus diversos datacenters nos próximos dias. Como é o caso de qualquer atualização ampla de algoritmo principal, o Google nos diz que não há nada específico a ser corrigido porque uma atualização principal engloba uma ampla gama de fatores.

12 de março de 2019

Atualização principal de março de 2019 (também conhecida como Flórida 2)

Danny Sullivan, contato de busca do Google, confirmou via Twitter o lançamento de uma atualização global do algoritmo de núcleo amplo. O SEJ confirmou que esta atualização é particularmente importante e uma das maiores atualizações do Google em anos. Sullivan mais uma vez recomendou seguir as orientações fornecidas após a atualização de 9 de março de 2018 .

13 de fevereiro de 2019

Atualização do dia dos namorados

Os rastreadores de algoritmo e as conversas do setor indicaram que algum tipo de atualização não confirmada ocorreu antes e nesta data. No entanto, ao contrário de outras atualizações, mudanças principalmente positivas nos rankings estavam sendo relatadas.

31 de outubro de 2018

Atualização não confirmada de Halloween

Alguns webmasters relataram alterações a partir do Halloween, talvez indicando uma atualização do Google (não confirmada). Mas havia pouca evidência de uma atualização significativa aqui. A causa mais provável da conversa foi a repercussão da atualização geral do algoritmo de agosto e o Google aumentando o uso de correspondência neural .

27 de setembro de 2018

Uma atualização “pequena”

Em 27 de setembro ( 20º aniversário do Google ), muitos membros da comunidade de SEO começaram a notar picos e quedas significativas no tráfego, indicando que algum tipo de atualização estava em andamento. Alguns dos sites afetados pela atualização do algoritmo de agosto em geral fizeram uma recuperação. Danny Sullivan, contato de busca do Google, confirmou através do Twitter, em 29 de setembro, que algum tipo de atualização “menor” havia ocorrido (mas não era uma atualização ampla do algoritmo principal).

1 de agosto de 2018

Atualização de algoritmo de núcleo amplo

O Google confirmou pelo Twitter pela terceira vez este ano o lançamento de uma ampla atualização do algoritmo principal. Danny Sullivan, do Google, recomendou seguir as orientações fornecidas após a atualização de 9 de março de 2018 . Esta atualização foi referida como “Medic” por alguns na indústria, embora o Google tenha dito que era uma atualização geral do ranking e não estava segmentando especificamente sites médicos.

16 de abril de 2018

Atualização de algoritmo de núcleo amplo

O Google confirmou via Twitter o lançamento de outra atualização de algoritmo de núcleo amplo e indicou que era semelhante à atualização de 9 de março de 2018, que dizia respeito à relevância do conteúdo.

9 de março de 2018

Atualização de algoritmo de núcleo amplo

Em 12 de março, o Google confirmou via Twitter que uma “atualização ampla de algoritmo principal” foi lançada na semana anterior. Embora o Google tenha pouca atenção aos detalhes, o Google disse que as alterações foram feitas para “beneficiar páginas que eram anteriormente mal recompensadas” e aconselhou a todos a “continuarem criando um ótimo conteúdo”.

12 de dezembro de 2017

Atualização de Macabeus

Alguns membros da comunidade de pesquisa relataram que seus sites foram atingidos por atualizações entre 12 e 14 de dezembro. O Google confirmou várias pequenas alterações no algoritmo principal durante o período, mas subestimou a importância do período de fluxo.

8 de setembro de 2017

Fluxo de outono

As ferramentas de rastreamento do setor e de SEO indicaram que algum tipo de atualização do Google (ainda não confirmada) pode ter ocorrido nessa data. Glenn Gabe, presidente da G-Squared Interactive, também detectou várias mudanças dignas de nota no Google, afetando a visibilidade do tráfego e da pesquisa a partir de 8 de setembro. Isso foi seguido por volatilidade e flutuações adicionais nos dias 18, 25 e 29 de setembro, bem como nos dias 4 e 8 de outubro, e 12.

19 de agosto de 2017

Atualização de qualidade

Os webmasters e as ferramentas de classificação de SEO detectaram uma pequena volatilidade nos dias 19 e 20 de agosto, com sinais indicando que essa pode ter sido outra atualização de qualidade do Google (não confirmada). Entre as vítimas do ranking: páginas de categoria, páginas com publicidade agressiva, conteúdo de baixa qualidade / baixo e outros elementos negativos da experiência do usuário, de acordo com uma análise de Glenn Gabe, presidente da GSQi. Havia especulações de que o Google começou a testar esse algoritmo em 14 de agosto, porque as páginas impactadas (positiva ou negativamente) nessa data foram impactadas em 19 de agosto.

9 de julho de 2017

Atualização de qualidade

As ferramentas de classificação de SEO detectaram certa volatilidade em 9 de julho, possivelmente outra atualização de qualidade do Google (não confirmada).

25 de junho de 2017

Atualização de 25 de junho

Várias ferramentas de rastreamento de SEO detectaram uma atualização significativa, embora não confirmada, do Google nesta data. Uma análise concluiu que essa atualização causou as maiores flutuações no ranking de páginas nas posições 6 a 10. Embora tenha impactado a maioria dos nichos, o setor de bebidas e bebidas teve o maior impacto.

17 de maio de 2017

Atualização de qualidade

A partir de 17 de maio e durando cerca de uma semana, as ferramentas de rastreamento de SEO relataram muita volatilidade do SERP. Embora o impacto pareça limitado, os sites afetados por esta atualização tendem a ter problemas com publicidade agressiva / enganosa, problemas de UX e conteúdo de baixa / baixa qualidade.

7 de março de 2017

Fred

Gary Illyes, do Google, brincou com esta atualização como “Fred”, e o nome acabou ficando. Mas esse algoritmo não era motivo de riso para os impactados. Essa grande atualização de algoritmo parecia direcionar principalmente para conteúdo de baixo valor. Em 24 de março, Illyes confirmou oficialmente a atualização. Mas o Google se recusou a compartilhar mais detalhes, preferindo dizer que todas as respostas sobre Fred podem ser encontradas nas Diretrizes de qualidade para webmasters do Google.

7 de fevereiro de 2017

Atualização de 7 de fevereiro

Essa grande atualização não confirmada resultou em mudanças maciças no ranking dos SERPs do Google, o que também significou grandes aumentos ou diminuições para alguns sites. No geral, parece que sites de alta qualidade e mais relevantes ganharam mais visibilidade.

1 de fevereiro de 2017

1 de fevereiro de atualização

Esta foi uma atualização pequena e não confirmada do Google. Embora todas as informações sobre essa atualização sejam mais especulações do que fatos, elas pareciam direcionar redes de blogs particulares ou aquelas que criavam links com spam.

10 de janeiro de 2017

Atualização intersticial intrusiva

Em 23 de agosto de 2016, o Google anunciou uma mudança que visaria intersticiais e pop-ups intrusivos que prejudicariam a experiência de pesquisa em dispositivos móveis. Conforme prometido, esta atualização foi lançada em 10 de janeiro de 2017. O impacto dessa atualização nas classificações foi mínimo.

10 de novembro de 2016

Atualização sem nome

As conversas do setor de pesquisa e os dados das ferramentas de rastreamento de SEO indicaram algum tipo de atualização não confirmada do Google que aconteceu em 10 de novembro.

23 de setembro de 2016

Atualização do Penguin 4.0 e integração de algoritmos principais

A atualização final do algoritmo Penguin o integrou ao algoritmo principal do Google, o que significa que o Penguin estava avaliando sites e links em tempo real. Outra grande mudança foram os links desvalorizados do Penguin, em vez de diminuir a classificação das páginas.

1 de junho de 2016

Atualização de qualidade

Embora não confirmados pelo Google, os dados indicam que outra atualização de qualidade relacionada ao conteúdo do algoritmo do Google começou a ser lançada por volta de 1º de junho, com volatilidade adicional no ranking de pesquisas nos dias 8, 21 e 26 de junho.

12 de maio de 2016

Atualização compatível com dispositivos móveis (nº 2)

A segunda atualização compatível com dispositivos móveis (ou “Mobilegeddon 2”) foi uma atualização da primeira atualização compatível com dispositivos móveis do Google, destinada a “aumentar o efeito do sinal de classificação”.

11 de janeiro de 2016

Incorporação de Algoritmos de Núcleo Panda

O Google confirmou que o Panda havia sido incorporado ao algoritmo principal do Google, evidentemente como parte do lento lançamento do Panda 4.2. Em outras palavras, o Panda não era mais um filtro aplicado ao algoritmo do Google depois de fazer seu trabalho, mas é incorporado como outro dos seus principais sinais de classificação. Foi esclarecido, no entanto, que isso não significa que o classificador Panda atue em tempo real.

26 de outubro de 2015

RankBrain

Embora estivesse em teste desde abril de 2015, o Google lançou oficialmente o RankBrain nesta data. O RankBrain é um algoritmo de aprendizado de máquina que filtra os resultados da pesquisa para ajudar a fornecer aos usuários a melhor resposta para suas consultas. Inicialmente, o RankBrain era usado para cerca de 15% das consultas (principalmente as novas que o Google nunca havia visto antes), mas agora está envolvido em quase todas as consultas inseridas no Google. O RankBrain foi chamado o terceiro sinal de classificação mais importante.

17 de julho de 2015

Atualização Panda 4.2 (# 28)

O Google anunciou uma atualização Panda que levaria meses para ser lançada e impactar 2 a 3 por cento das consultas. Devido à natureza lenta da distribuição, não está claro o quão substancial foi o impacto ou precisamente quando ocorreu. Foi a atualização final confirmada do Panda.

3 de maio de 2015

Atualização de qualidade

A Atualização de qualidade (ou Atualização fantasma) foi uma alteração confirmada no algoritmo de classificação principal do Google – especificamente, como o Google avalia sinais de qualidade. Sites com problemas de qualidade de conteúdo e anúncios em excesso pareciam os mais impactados por esta atualização.

21 de abril de 2015

Atualização compatível com dispositivos móveis

A atualização compatível com dispositivos móveis (ou “Mobilegeddon”) foi uma atualização destinada a recompensar sites compatíveis com dispositivos móveis com melhores classificações de pesquisa e fornecer melhores resultados aos usuários em dispositivos móveis. Esta atualização impactou todos os idiomas globalmente

17 de outubro de 2014

Atualização 3.0 do Penguin

Embora nomeado como uma grande atualização, na verdade, essa foi outra atualização de dados do algoritmo Penguin do Google. O Penguin 3.0 permitiu que aqueles afetados por atualizações anteriores surgissem e se recuperassem, enquanto muitos outros que continuaram a utilizar práticas de links com spam e escaparam do radar das atualizações anteriores viram um impacto. A atualização levou cerca de três dias para ser lançada totalmente e impactou menos de 1% das consultas de pesquisa.

23 de setembro de 2014

Atualização Panda 4.1 (# 27)

Pierre Far, do Google, anunciou que esta atualização do algoritmo do Panda adicionou “mais alguns sinais para ajudar o Panda a identificar com mais precisão o conteúdo de baixa qualidade”. Isso afetou de 3 a 5% das consultas.

24 de julho de 2014

Atualização de Pigeon

O Pigeon foi uma atualização de pesquisa local significativa que fez o Google começar a usar sinais de classificação de sites mais tradicionais para influenciar os resultados da pesquisa local. Também melhorou os parâmetros de classificação de distância e localização do Google.

12 de junho de 2014

Atualização 3.0 do empréstimo do dia de pagamento

A atualização 3.0 do Payday Loan, do Google, focada principalmente no direcionamento de consultas com spam, também incluía melhor proteção contra ataques de SEO negativos.

20 de maio de 2014

Atualização Panda 4.0 (# 26)

Matt Cutts, do Google, anunciou o Panda 4.0, uma grande atualização do algoritmo que afeta 7,5% das consultas.

16 de maio de 2014

Atualização 2.0 de empréstimo do dia de pagamento

Essa foi a “próxima geração” do algoritmo do Payday Loans do Google, atualizada para melhor direcionar sites com spam.

6 de fevereiro de 2014

Atualização do layout da página

Matt Cutts, do Google, anunciou uma atualização do algoritmo de layout da página. Nenhuma alteração no algoritmo foi mencionada – parecia que o Google simplesmente reexaminou o algoritmo e atualizou seu índice.

4 de outubro de 2013

Atualização 2.1 do Penguin

Matt Cutts, do Google, anunciou a primeira (e única) atualização de dados do algoritmo Penguin 2.0, afetando ~ 1% das pesquisas.

26 de setembro de 2013

Atualização Colibri

A atualização do Hummingbird foi uma grande reforma na principal tecnologia de busca do Google. O Google precisava de uma maneira de entender melhor e retornar os resultados mais relevantes para consultas mais complexas, como resultado do crescimento da pesquisa conversacional (ou seja, pesquisa por voz). O Google disse que o novo algoritmo afetou cerca de 90% das pesquisas no mundo. Embora essa atualização tenha sido anunciada nessa data, ela realmente começou a ser lançada em agosto de 2013.

11 de junho de 2013

Atualização Google Payday Loans

A atualização do algoritmo “Google Payday Loans” tem como alvo resultados de pesquisa direcionados principalmente a indústrias obscuras (incluindo empréstimos com juros muito altos, pornografia, cassinos, consolidação de dívidas e produtos farmacêuticos). Demorou cerca de um a dois meses para lançar totalmente e impactou cerca de 0,3% das consultas.

22 de maio de 2013

Atualização 2.0 do Penguin

Essa foi a “próxima geração” do algoritmo Penguin, como Matt Cutts, do Google, explicou em um post no blog . Esta versão parecia mais profunda do que a página inicial do site e as páginas de categoria de nível superior, procurando evidências de spam direcionado ao site. O Penguin 2.0 impactou cerca de 2,3% das consultas.

14 de março de 2013

Atualização Panda (# 25)

Esta atualização não foi confirmada pelo Google, embora as ferramentas sugiram que ocorreu aproximadamente neste dia. Matt Cutts, do Google, parecia sugerir que essa seria a atualização final antes que o Panda fosse incorporado diretamente no algoritmo principal do Google. No entanto, as atualizações de dados do Panda começaram a ser lançadas mensalmente por um período de 10 dias, sem qualquer confirmação adicional do Google.

22 de janeiro de 2013

Atualização Panda (# 24)

O Google anunciou uma atualização de dados do Panda, afetando 1,2% das consultas.

21 de dezembro de 2012

Atualização Panda (# 23)

O Google anunciou uma atualização de dados do Panda impactando ~ 1,3% das consultas.

21 de novembro de 2012

Atualização Panda (# 22)

O Google confirmou uma atualização de dados do Panda impactando 0,8% das consultas.

5 de novembro de 2012

Atualização Panda (# 21)

O Google confirmou uma atualização de dados do Panda, afetando ~ 0,4% das consultas em todo o mundo e ~ 1,1% das consultas.

9 de outubro de 2012

Atualização de layout de página nº 2

Matt Cutts, do Google, anunciou que o algoritmo de layout da página havia sido atualizado, impactando 0,7% das consultas. Esta atualização deu uma oportunidade aos sites atingidos pelo primeiro lançamento do algoritmo do Google para se recuperar potencialmente.

5 de outubro de 2012

Atualização 1.2 do Penguin

Matt Cutts, do Google, anunciou a segunda atualização dos dados do algoritmo Penguin. Isso impactou 0,3% das consultas.

28 de setembro de 2012

Atualização exata do domínio de correspondência

A atualização do algoritmo Exact Match Domain (ou EMD) do Google focou em livrar os SERPs de domínios de correspondência exata com spam ou de baixa qualidade.

27 de setembro de 2012

Atualização Panda (# 20)

Esta foi uma atualização significativa do algoritmo do Panda que levou mais de uma semana para ser lançada completamente e impactou 2,4% das consultas de pesquisa.

18 de setembro de 2012

Atualização Panda 3.9.2 (# 19)

O Google anunciou o lançamento de uma atualização de dados do Panda, afetando menos de 0,7% das consultas, acrescentando “esperar algum fluxo nos próximos dias”.

20 de agosto de 2012

Atualização Panda 3.9.1 (# 18)

O Google confirmou uma atualização de dados do Panda impactando ~ 1% das consultas.

24 de julho de 2012

Atualização Panda 3.9 (# 17)

O Google anunciou uma atualização Panda impactando ~ 1% dos resultados da pesquisa.

25 de junho de 2012

Atualização Panda 3.8 (# 16)

O Google anunciou uma atualização de dados do Panda impactando ~ 1% das consultas em todo o mundo.

8 de junho de 2012

Atualização Panda 3.7 (# 15)

O Google confirmou que uma atualização do algoritmo Panda começou a ser implementada nessa data, impactando menos de 1% de todas as consultas. As ferramentas de classificação sugeriram que era maior que as atualizações mais recentes do Panda.

26 de maio de 2012

Atualização 1.1 do Penguin

Matt Cutts, do Google, anunciou uma atualização de dados do algoritmo Penguin, impactando menos de 0,1% das pesquisas. Os sites que tiveram suas classificações rebaixadas no lançamento inicial do Penguin e foram proativos na limpeza de seus perfis de links, tiveram alguma recuperação. Outros sites que não foram capturados pelo Penguin pela primeira vez foram atingidos.

27 de abril de 2012

Atualização Panda 3.6 (# 14)

O Google confirmou uma atualização do algoritmo Panda nesta data.

24 de abril de 2012

Atualização Penguin

Uma penalidade de “otimização excessiva” há muito esperada finalmente chegou neste dia. O Google anunciou o lançamento de uma alteração de algoritmo (então sem nome) destinada a rebaixar os sites envolvidos em spam agressivo (por exemplo, preenchimento de palavras-chave, links não naturais) que violavam as Diretrizes para webmasters do Google. O Google disse que essa atualização impactaria 3,1% das consultas. Apenas dois dias depois, descobrimos o nome do algoritmo: Penguin.

19 de abril de 2012

Atualização Panda 3.5 (# 13)

Matt Cutts, do Google, confirmou que uma atualização de dados do Panda aconteceu nesta data.

23 de março de 2012

Atualização Panda 3.4 (# 12)

O Google anunciou uma atualização Panda, afetando ~ 1,6% das consultas.

27 de fevereiro de 2012

Atualização Panda 3.3 (# 11)

O Google anunciou uma atualização de dados do Panda que o tornou mais “preciso e sensível” às mudanças recentes na web.

27 de fevereiro de 2012

Atualização de Veneza

Após a atualização de Veneza, o Google começou a incluir resultados de pesquisa com base na localização física ou no endereço IP do pesquisador. Além disso, o Google pôde detectar melhor se uma consulta ou página da Web tinha intenção ou relevância local.

19 de janeiro de 2012

Atualização do layout da página

A atualização do algoritmo de layout de página do Google (ou Acima da dobra) segmentou sites com muitos anúncios acima da dobra. Em outras palavras, um usuário teria que rolar a página para baixo para ver qualquer conteúdo real. O Google disse que esse algoritmo impactou menos de 1% dos sites.

18 de janeiro de 2012

Atualização Panda 3.2 (# 10)

O Google confirmou uma atualização de dados do Panda nesta data.

18 de novembro de 2011

Atualização Panda 3.1 (# 9)

O Google anunciou uma pequena atualização Panda, impactando menos de 1% das pesquisas.

3 de novembro de 2011

Atualização de frescura

Com essa atualização, o Google alterou seu algoritmo de classificação para determinar melhor quando fornecer resultados de pesquisa mais atualizados (por exemplo, eventos atuais, tópicos importantes, eventos recorrentes) para serem mais relevantes para os pesquisadores. Esta atualização impactou 35% das pesquisas.

19 de outubro de 2011

Atualização Panda 3.0 (# 8)

O Google adicionou novos sinais ao algoritmo do Panda e também recalculou como o algoritmo impactou os sites.

28 de setembro de 2011

Atualização Panda 2.5 (# 7)

Outra iteração do algoritmo do Google Panda. Então, em 5 de outubro de 2011, Matt Cutts, do Google, anunciou “esperar algum fluxo relacionado ao Panda nas próximas semanas”. As datas de fluxo confirmadas foram 3 e 13 de outubro.

12 de agosto de 2011

Atualização Panda 2.4 (# 6)

A atualização do algoritmo Panda do Google foi lançada internacionalmente para todos os países de língua inglesa e países de língua não inglesa (exceto Japão, China e Coréia).

23 de julho de 2011

Atualização Panda 2.3 (# 5)

Outra atualização para o algoritmo do Google Panda.

21 de junho de 2011

Atualização Panda 2.2 (# 4)

Outra atualização para o algoritmo do Google Panda.

9 de maio de 2011

Atualização Panda 2.1 (# 3)

A indústria chamou a atualização pela primeira vez de Panda 3.0, mas o Google esclareceu que era apenas uma atualização de dados, como seria o caso das atualizações 2.x que estão por vir.

11 de abril de 2011

Atualização Panda 2.0 (# 2)

A primeira atualização do algoritmo principal do Panda. Esta atualização incorporou sinais adicionais, como sites bloqueados pelos usuários do Google.

23 de fevereiro de 2011

Atualização Panda

A primeira iteração de uma atualização do algoritmo do Google, então sem nome, foi introduzida (12% das consultas foram impactadas), chocando o setor de SEO e muitos grandes players, além de encerrar efetivamente o modelo de negócios do “farm de conteúdo”, como existia na época. Inicialmente apelidado de Farmer no setor, o Google revelou logo após o lançamento que a atualização se chamava Panda, em homenagem ao engenheiro que apresentou a principal inovação do algoritmo.

28 de abril de 2010

Atualização MayDay

A atualização MayDay foi uma alteração algorítmica na maneira como o Google avaliava quais sites eram os mais adequados para consultas de cauda longa. Esta atualização foi lançada entre 28 de abril e 3 de maio.

10 de agosto de 2009

Atualização Caffeine

A atualização Caffeine do Google era um novo sistema de indexação da Web que permitia ao Google rastrear e armazenar dados com mais eficiência, resultando em resultados 50% mais atualizados. Os desenvolvedores receberam acesso antecipado a partir de agosto de 2009 antes da atualização ser lançada oficialmente em 8 de junho de 2010.

18 de janeiro de 2009

Atualização Vince

A atualização do Vince do Google foi uma mudança rápida e perceptível nos termos competitivos de palavras-chave de nível amplo para favorecer as classificações de primeira página para domínios de grandes marcas em comparação com sites de classificação anterior (geralmente sites com menos autoridade, sites afiliados e sites que conquistaram essa cobiçada visibilidade apenas através Esforços de SEO).

15 de dezembro de 2005

Atualização Big Daddy

Big Daddy (ou Bigdaddy) foi uma atualização gradual da infraestrutura do Google, que começou a ser lançada em dezembro de 2005 e concluída em março de 2006. Essa atualização mudou a maneira como o Google lidava com problemas técnicos, como canonização de URL e redirecionamentos. Alguns sites não entraram nos novos data centers do Big Daddy, geralmente devido a links não naturais (por exemplo, links recíprocos excessivos, links para bairros com spam, links pagos).

1 de setembro de 2005

Atualização Jagger

O Jagger foi uma atualização em três fases (Jagger 1, Jagger 2 e Jagger 3) que começou com várias atualizações focadas no backlink no início de setembro, destinadas a reprimir a criação de links não naturais, links pagos e outros tipos de spam. A segunda fase de Jagger teve o impacto mais notável em outubro. A fase final foi concluída no final de novembro.

16 de novembro de 2003

Atualização Florida

O Florida Update do Google sinalizou uma nova era do SEO. Os sites (incluindo varejistas que contavam com afiliados para direcionar tráfego) usando táticas de spam da década anterior (por exemplo, preenchimento de palavras-chave, usando vários sites sob a mesma marca, texto invisível e links ocultos) para classificar as palavras-chave de alta comercial obtiveram suas classificações exterminado logo antes da lucrativa temporada de festas.

Sair da versão mobile