4 Principais Etapas para Criar sua Primeira Campanha Online

02-2020 | Publicidade Online

O volume de campanhas nas redes sociais e no Google continuaram a crescer nos últimos anos. Percebendo esse movimento, muitos pequenos empresários decidem criar sua primeira campanha online. Mas por onde começar?

Enquanto empreendedores, gestores de marketing e agências, como a B612, conseguem gerar campanhas para um público altamente específico com base nas personas de seus clientes, o que torna ROI das campanhas de anúncios on-line muito atrativo, para quem vai criar sua campanha de online sozinho, o processo pode parecer um pouco intimidador.

Como você define seu público? Qual tipo de anúncio vai funcionar? Como você define um orçamento? Com o tempo a coisa vai ficando orgânica e só com a experiência você vai aprender, o que significa que provavelmente você não vai acertar em cheio na sua primeira tentativa (isso é quase certo).

Como Criar sua Primeira Campanha Online?

Com essas quatro dicas de por onde começar, você vai conseguir criar uma primeira campanha online. Uma campanha da qual você possa se orgulhar e possa ajustar e otimizar à medida que recebe e analisa os dados de evolução da campanha.

1. Defina o seu Objetivo

Primeiro, é importante entender qual é seu objetivo. Isso vai orientar todas as decisões sobre a sua campanha. Para algumas empresas, as vendas direcionam todos os seus esforços de publicidade. Para outros, é simplesmente tráfego ou exposição da marca. Defina o que será o conjunto de resultados desejado e qual é o retorno esperado. Assim será possível verificar se sua campanhas está sendo bem-sucedida para sua empresa.

Definir objetivos sempre faz parte de uma conversa maior sobre seu ciclo de vendas da empresa. É comum ter vários departamentos envolvidos para chegar a um consenso. Se você tem um funil de vendas já implantado que incorpora uma lista de e-mails, um webinar ou um grupo do Facebook, talvez seja melhor gastar seus anúncios direcionando leads para esse funil, em vez de tentar levá-los imediatamente à venda.

2. Use recursos visuais de alta qualidade

Sua Primeira Campanha Online Utilize Recursos Visuais

A pessoa média tem o tempo de atenção igual ao da Dory (da animação Procurando Nemo) e esse déficit é potencializado quando eles estão nas redes sociais ou nas pesquisas no Google.

É quando eles estão sobrecarregados muita informação e muito o que olhar. Por isso que é essencial usar letras grandes e recursos visuais de alta qualidade. É recomendado usar fotos naturais do dia-a-dia e não as mais elaboradas e com aparência profissional. Se bem utilizada, ela gera curiosidade.

Se uma foto parecer muito com uma foto de banco de imagem, seus clientes a verão como um anúncio. É também por isso que as fotos geradas pelos influenciadores digitais funcionam tão bem.

É importante reconhecer, no entanto, que chamar a atenção de uma pessoa é uma arte em constante evolução. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje.

Continue mudando sua estratégia até encontrar uma que obtenha os resultados que você procura. Depois que encontrar, tenha ela como a principal, mas continue testando coisas novas em parte dos seus anúncios. Assim você estará no caminho da evolução contínua.

3. Realize uma pesquisa de mercado com split tests

Depois de publicar suas primeiras campanhas online, é recomendado fazer um split test (também conhecido como teste A/B). Um teste A/B permite que você coloque dois anúncios, um ao lado do outro, e veja qual apresenta melhor desempenho. Essa análise normalmente se resume a um indicador-chave de desempenho.

Lembre-se: Só teste um elemento por vez. Se você tiver 2 anúncios completamente diferentes, como saberá o que está dando certo? Então teste o público, orçamento, título, imagem, texto, etc… mas um por vez.

Você poderá saber, a partir de um split test, se um de seus anúncios for mais eficaz que outro nesses KPIs. A partir daí, tome uma decisão sobre como você vai investir na continuidade da sua campanha. É possível que um anúncio tenha um bom desempenho por um indicador e outro possa ter um bom desempenho por outro. Por isso que é importante saber quais são suas metas ou objetivos da sua campanha.

4. Continue a testar o seu público-alvo

Por fim, lembre-se de que o ingrediente-chave final é a especificação do seu público. Se a sua campanha de anúncios não estiver atendendo às suas expectativas, pode ser um problema de como você está segmentando seu público-alvo. A segmentação é uma arte e uma ciência (que envolve várias ciências).

Alguns profissionais de marketing recomendam o uso de psicográficos para atingir melhor o público-alvo. Isso vai além de dados demográficos e entra em questões mais específicas como as motivações e os valores de um público-alvo. É bom saber isso na construção dos seus anúncios de modo geral; portanto, invista tempo na compreensão desses dados psicográficos e aplique-os também à segmentação por público-alvo.

Determine suas personas-alvo

Embora a determinação de suas personas-alvo geralmente faça parte do processo de pesquisa de mercado, é importante o suficiente para merecer seu próprio passo.

Quem são seus clientes-alvo? Quais são suas motivações? Como eles gostam de ser comunicados? Quais jornais ou revistas eles leem e quais sites que eles visitam regularmente? Quais canais eles estão usando? E se eles estão usando mídia social, do que estão falando?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de desenvolver sua estratégia de marketing integrada.”

Como construir sua persona de marketing:

Primeiro, descreva seu cliente-alvo ideal em termos de idade, sexo, composição familiar, ganhos, gostos e desgostos, estilo de vida, padrões de compra, objeções de compra, hobbies, etc.

Teste as suposições do cliente-alvo. Nem sempre você vai estar vendendo para quem pensa que está, ou pode não estar atingindo todo o seu potencial com esse público-alvo. Faça isso por meio de grupos de foco presenciais ou online (se você tiver orçamento!),

Pesquisas com clientes, questionários direcionados aos seus seguidores nas redes sociais ou use os comentários das redes sociais ou pesquisas externas pagas para obter suas informações.

Quem está respondendo ao seu produto? Esse é o seu verdadeiro mercado-alvo!

As informações para aprender sobre suas personas incluem:

  • Nome da persona
  • Titulo do trabalho
  • Tamanho da empresa e indústria
  • Título / detalhes da função
  • Gênero
  • Salário
  • Educação
  • Localização
  • Idade
  • Educação
  • Pontos de dor
  • Metas
  • Quais tipos de conteúdo / promoção eles gostam / não gostam
  • Medos / motivações
  • Objeções comuns durante os processos de vendas

Tendo isso definido, você irá perceber que se torna muito mais fácil encontrar o público-alvo ideal para sua primeira campanha online.

O conhecimento da construção e gestão de campanhas é um músculo fortalecido com o tempo e a experiência. Comece nas redes sociais que seu cliente ideal visita com mais frequência e crie uma visão geral detalhada dos dados de cada campanha. Cada informação pode ser usada para ajudar na melhoria da campanha.

 

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